29.10.09

bolo de chocolate


Na verdade não tenho opinião formada sobre a Nigella, vi quase todos os programas que passaram no GNT. Acho graça das caras e bocas que ela faz enquanto prepara os pratos (assim como acho forçado os "huummm" que as pessoas fazem ao provar os pratos nos programas de TV, ninguém faz isso no mundo real, não as pessoas ao meu redor). Algumas receitas dela me deixaram "desconfortável", como aquela antológica do chocolate frito, aliás, todo aquele episódio, o Trashy, me embrulhou o estômago. Felizmente a maioria me deixa com vontade de experimentar, como este bolo de chocolate, que dá vontade de comer só o recheio, apesar de toda a manteiga.
levemente adaptado

(chocolate fudge cake)
massa
400g farinha de trigo
250g açúcar
100g açúcar mascavo
50g cacau em pó
2 colheres (chá) fermento em pó
1colher (chá) bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) sal
3 ovos
142ml creme de leite
1 colher (sopa) extrato de baunilha
175g manteiga sem sal, derretida e fria
125ml óleo de milho
300ml água gelada

recheio
175g chocolate meio-amargo
250g manteiga sem sal, temperatura ambiente
275g açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) extrato de baunilha

Para a massa, unte duas formas redondas de 20 cm, e forre o fundo com papel manteiga. Numa tigela grande, misture farinha, açúcares, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Noutra tigela coloque os ovos, baunilha, creme de leite e mexa até incorporar tudo. Na batedeira, bata a manteiga derretida e o óleo até ficar homogêneo, então adicione a água gelada. Adicione os ingredientes secos e bata em velocidade baixa. Em seguida, adicione a mistura de ovos e misture bem. Coloque a massa nas formas preparadas, e leve ao forno até passar no teste do palito. Deixe esfriar na forma por 15 min, e depois desenforme, e deixe esfriar completamente.
Para o recheio, derreta o chocolate no microondas, ou em banho-maria. Bata a manteiga na batedeira até ficar bem cremosa, adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro e bata até ficar mais cremoso e fofo. Coloque o chocolate derretido (que deverá ter esfriado um pouco) e a baunilha, misture bem. Recheie o bolo com mais ou menos 1/4 do creme, e use o restante para a cobertura, espalhe com o auxílio de uma espátula.
Fiz meia receita da massa, e 2/3 do recheio. Como podem ver, não sou muito habilidosa para cortar bolos...