2.8.17

sbiten - uma bebida russa bem delícia


Pois é, voltei. Desisti do blog, voltei atrás, deu vontade de voltar, a vontade passou, voltou... é, talvez esteja apenas com muito espaço mental livre para me ocupar do destino de um simples blog. Acho que estou repetitiva por aqui, mesmas histórias, receitas parecidas, mas né? Vamulá. 
Achei o sbiten bem por acaso no livro, é uma bebida de origem russa para dias frios, fica deliciosa servida bem quente; a wikipédia informa que há registros do sbiten a partir do século XII. Eu achei esta versão bem doce, descobri que os russos também adoçam bebidas com geleia, mas não tinha nenhuma em casa para experimentar na ocasião. Também pode ser adicionado bebida alcoólica, e eu que não sou chegada aos gorós, gostei bastante com um pouco de cachaça (o livro recomenda vodka ou conhaque, mas só tinha uma cachaça bem boa que eventualmente uso para cozinhar), achei melhor que a versão sem álcool porque ela ficou doce demais. Bom, sem mais delongas, a receita para aproveitar este fim de inverno! Receita do livro The Best Recipes in the World, do Mark Bittman.

sbiten
½ xícara açúcar
½ xícara mel
2 cravos
4 bagos de cardamomo
5-6 rodelas de gengibre
1 pau de canela
1 colher (chá) raspas de limão
1 colher (sopa) folhas de hortelã, picadas

Numa panela coloque todos os ingredientes em 1 litro de água, deixe em fogo médio até começar a ferver, assim que aparecer as primeiras bolhas nas laterais da panela desligue o fogo. Cubra e deixe descansar por 15-20 minutos. Passe pela peneira, reaqueça e sirva. Se quiser adicione ½ ou ¾ de xícara de vodka ou conhaque, logo antes da fervura. Guarde em geladeira e reaqueça quando servir.