6.10.16

cobbler de amora


Mais uma sobremesa para aproveitar a época das amoras. E esta receita me ganhou pelo biscoito do topo, com a maravilhosa combinação de cardamomo e gengibre, que também casou muito bem com o azedinho das amoras. Receita do Bon Appétit Desserts.

cobbler de amora
recheio:
6 xícaras amora
¾ xícara açúcar
¼ xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) suco de limão

topo:
1 ½ xícara farinha de trigo
4 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) cardamomo em pó
pitada de sal
6 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos
⅔ xícara creme de leite
2 colheres (sopa) gengibre picadinho (ou ralado)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Para o recheio: unte um refratário com capacidade para 2 litros. Misture numa tigela grande a amora, açúcar, farinha e limão. Reserve e mexa de vez em quando. Coloque a mistura no refratário.
Para o topo: misture 3 colheres (sopa) de açúcar, farinha, fermento, cardamomo e sal. Adicione a manteiga e mexa com a ponta dos dedos até formar uma farofinha fina. Misture o gengibre e coloque o creme de leite aos poucos e mexa com um garfo. Nesta etapa coloque o creme de leite aos pouquinhos - talvez não seja necessário usar tudo - até que forme uma mistura meio grudenta, mas não totalmente líquida. Coloque colheradas da massa sobre as amoras. Pincele um pouco de creme de leite por cima da massa e salpique o restante do açúcar. Leve ao forno por 45minutos, ou até as amoras borbulharem e a massa dourar.