14.7.15

salada de avocado com tomates e rabanete


É só a gente pegar gosto pelo inverno que ele logo vai embora. Esta semana a temperatura começou a subir e eu logo tratei de fazer uma salada para dar cabo de um dos avocados na geladeira. E também para estrear meu mais novo livro de receitas vegetarianas
Não me tornei vegetariana, nem pretendo, mas se um dia for, vai ser algo natural e não uma decisão pensada. Curioso que meu decréscimo no consumo de carne começou justamente na gravidez, eu adoro bife mal passado, peixe cru, e essas coisas eu não podia comer, aí tive um medo enorme de engordar mais do que deveria (o que não aconteceu) e me joguei no reino vegetal, abri o leque de variedades, conheci outros sabores e nem tive aqueles desejos malucos de grávida! E continuei nesse esquema de pouca carne nos últimos dois anos, o mais estranho é que quando passo muitos dias seguidos sem carne eu começo a ficar mal humorada, brava - e dizem que é o contrário, comer o animal nos transmite essa agressividade... sei lá. Só sei que essa salada ficou muito boa e colorida, colocaria uma fatia de pão, ou uns croutons, senti falta de algum carboidrato acompanhando :)

1 cebola grande, finamente fatiada
3 colheres (sopa) vinagre de vinho tinto
1 dente de alho, picadinho
1 colher (chá) maionese
sal e pimenta
3 colheres (sopa) azeite
3 avocados, sem caroço, picados
12 tomates cereja (usei o italiano, grande)
3 rabanetes, fatiados finamente
½ xícara manjericão (usei salsinha)
85g ricota em lascas (usei queijo de cabra)

Pique a cebola, coloque uma tigela com água gelada e deixe por 30min. Para o molho, misture o vinagre, maionese, alho, sal pimenta e misture, em seguida junte o azeite e mexa bem. Para a montagem, coloque os pedaços de avocado num prato grande, espalhe 2 colheres de sopa do molho, misture delicadamente. À parte misture o tomate, rabanete e manjericão, adicione o restante do molho, misture e coloque no prato sobre o avocado, espalhe as lascas de queijo por cima e sirva.
rende: 6 porções.