14.8.14

bolo de avelãs e figos


Meu primeiro interesse real na vida foi música - a Patrícia fez um post falando das capas da revista Capricho, e lembrei que nesta idade, do início da adolescência, eu não estava nem aí pra Ana Paula Arósio, estava lendo as colunas do André Forastieri na Bizz. E lá se vão uns 20 anos nisso, faz um tempo que eu parei de procurar bandas legais (o marido faz isso ainda e eu acompanho por ele). Ouvi muita porcaria, e muita coisa boa, tive milhões de fases que variavam entre Bon Jovi, Sepultura e Portishead. Tenho minha banda favorita do coração. E às vezes ouço um pedacinho de uma música no rádio que me prende de tal forma que passo semanas ouvindo a mesma banda e repetindo a mesma música. Dessa vez foi o Oingo Boingo, tenho uma foto do Danny Elfman na capa do meu FB, e fico ouvindo Out Of Control ad aeternum. Este bolo foi inteirinho preparado ouvindo só esta música e acho que foi um bom ingrediente acrescido à massa.
Sobre o bolo fiquei decepcionada com a aparência dele, vi num programa do Bill Granger tempos atrás, me lembrava que depois de assado as metades de figos ainda estavam visíveis, e minha massa afogou os figos, tanto que só deu para ver depois de cortado. Mas isso foi um detalhe, o bolo é ótimo e o mel combina lindamente.

125g (½ xícara) manteiga
150g (¾ xícara) açúcar
75g (½ xícara) farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
3 ovos
100g avelãs moídas
50g avelãs picadas
8 figos pequenos
mel, quanto baste

Prepare uma forma redonda de 20 cm untando o fundo e as laterais, depois cubra tudo com papel manteiga, reserve. Bata a manteiga e açucar até formar um creme claro e fofo. Misture a farinha e fermento, e bata ligeiramente os ovos. Adicione à mistura de manteiga a farinha e os ovos, alternadamente. Por fim, coloque as avelãs moídas, depois as picadas. Coloque a massa na forma preparada, nivele a massa e disponha os figos cortados ao meio, com a parte de dentro virada para cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 por 1h. Depois de frio, regue com mel e sirva.