6.2.14

espaguete com alcachofras


Admito que fiquei em dúvida sobre a grafia correta do macarrão em questão aqui. Na embalagem constava spaghetti, o Houaiss (dicionário mais fofo do mundo!) me dizia espaguete, e ficamos por isso mesmo. Algumas palavras são difíceis de traduzir, outras me parecem só um estrangeirismo meio pedante, meio cafona.
Fato é que devagar estão voltando meus almoços solitários - prefiro comer longe da Clara, que já está desenvolvendo aquela cara de cachorro pidão para qualquer coisa que comemos. E aí posso escolher pratos que o marido não gosta, tipo alcachofra, que eu amo desde criança. Meus pais compravam uma vez por ano, um montão delas, e pra mim era quase uma festa o dia que minha mãe as preparava, eram recheadas e todos adorávamos. Boas lembranças. Aí ano passado descobri que tem coração de alcachofra congelado, é mais saboroso que aqueles enlatados, que só têm gosto de salmoura, e agora um pacote deles sempre figura no meu freezer. Adorei esta receita, mais apimentada do que estou acostumada, o que não foi nada ruim - com certeza um prato a ser repetido. Receita do Franny's.

8 corações de alcachofras pequenas, ou 4 grandes
¾ xícara azeite extra-virgem
8 dentes de alho, amassados
2 colheres (chá) sal
½ colher (chá) pimenta calabresa
½ xícara água
450g espaguete
½ xícara salsinha picada
3 colheres (sopa) parmesão ralado
1 colher (sopa) manteiga
¼ colher (chá) pimenta-do-reino
4 colheres (chá) queijo pecorino ralado

Corte as alcachofras no sentido do comprimento, fazendo fatias de 1cm. Numa frigideira aqueça o azeite, adicione as alcachofras, alho e sal e cozinhe até as alcachofras ficarem douradas e macias. Em seguida coloque a pimenta calabresa e cozinhe por 1min. Coloque um pouquinho de água e deixe ferver até as alcachofras ficarem bem macias*. Deverá restar um pouco de água na frigideira, desligue o fogo. Enquanto isso cozinhe o macarrão, deixando al dente. Coloque o macarrão na panela, espalhe a salsinha, parmesão, manteiga e pimenta, misture bem e cozinhe por mais 2 min, adicionando água, se necessário. Sirva nos pratos e coloque o queijo pecorino.
rende: 4 porções
*usei alcachofra congelada, e cozinhei conforme as instruções da embalagem, cozinhando em água com um pouquinho de suco de limão ou vinagre. Cozinhei assim até a metade do tempo recomendado e adicionei à frigideira já fatiadas.