16.1.14

cobbler de maçãs



Toda vez que abria a gaveta de legumes da geladeira olhava aquele monte de maçãs e pensava que deveria fazer algo com elas. Fato é que acho maçãs tediosas, talvez porque é a fruta mais assídua da minha vida, tem o ano inteiro em casa, sempre compro - mais por hábito adquirido do que gosto. Aí algumas vezes elas se acumulam e quase me esqueço delas. Esta receita foi a mais fácil e prática que encontrei para dar fim nas maçãs enrugadas da minha gaveta. Também havia me esquecido deste livro que comprei meses atrás e queria estrear uma receita dele de qualquer jeito, aliás, este livro é ótimo para ler antes de dormir, ler uma receita de ketchup de cogumelos (!!) fez meu sono aparecer rapidinho = D

Antes da receita queria agradecer cada comentário, cada palavra de carinho e apoio que recebi de vocês. Já respondi individualmente nos comentários, mas acho que externar gratidão nunca é demais!

4-6 maçãs (usei pink lady e gala)
½ xícara açúcar
½ xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) farinha de amêndoas
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
8 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1 ovo
½ colher (chá) baunilha

Descasque as maçãs e corte em cubos de 2cm, deixe numa tigela com água para não escurecer. Unte com manteiga um refratário de 20cm. Escorra a água das maçãs, adicione ¼ xícara de açúcar e misture, coloque no refratário e reserve. Numa tigela coloque o açúcar restante, as farinhas, fermento e sal, misture bem e adicione a manteiga em cubinhos, misture bem com as pontas dos dedos, formando uma farofinha (você pode fazer até aqui no processador, eu tive preguiça de montar e lavar tudo depois). Adicione o ovo e baunilha, misture bem. Coloque a massa às colheradas sobre as maçãs, não é necessário espalhar, a ideia é que forme bolotas que vão se encontrar quando assarem. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por uns 35-40min, ou até a massa assar e ficar bem dourada. Sirva morno.