quinta-feira, 28 de março de 2013

crumble de ameixa com gengibre


Já comentei aqui que às vezes exagero nas compras de ingredientes e faço praticamente estoques para a guerra. Mas faço isso com itens que sei que poderão ficar armazenados por meses, porém, quando se trata de comida muito fresca, prefiro comprar pouco e passar alguns dias sem frutas ou legumes em casa a jogar no lixo comida que poderia ser consumida se fosse em menor quantidade. Mas nem sempre consigo administrar o estoque tão bem e me vejo apressada para usar logo alguma coisa, como as últimas ameixas. Não consegui evitar que elas passassem do ponto, e logo lembrei que marquei esta receita meses atrás, bem antes das ameixas aparecem nos mercados. Coloquei menos açúcar que na receita original, e ficou tudo bem azedinho, do jeito que eu gosto ;)

8 ameixas, sem caroços
¼ xícara suco de maçã
2 colheres (sopa) mel
2 colheres (sopa) açúcar mascavo (usei demerara)
1 colher (chá) gengibre, picadinho

cobertura:
⅔ xícara farinha de trigo
110g manteiga, gelada
¼ xícara açúcar mascavo (usei demerara)
2 colheres (sopa) aveia
3 colheres (sopa) amêndoas lascadas

Corte as ameixas em oito pedaços, coloque numa panela juntamente com o suco de maçã, mel e açúcar, e assim que começar a ferver, conte 5 min, desligue o fogo, adicione o gengibre picado, misture e distribua a mistura em potinhos. Para a cobertura, misture a farinha e manteiga com as pontas dos dedos, até formar uma farofa grossa, adicione o açúcar, aveia, amêndoas, e misture bem. Coloque sobre as ameixas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20-25min, ou até a cobertura dourar e o recheio estiver borbulhante.
rende: 4 porções generosas.

quinta-feira, 21 de março de 2013

muffin de pimentão, queijo e tomilho


Estava folheando o livro em busca de uma receita de brownie, olhei para a foto desse muffin e logo vi que tinha todos os ingredientes em casa, abandonei imediatamente minha fissura por chocolate e fui para a cozinha. No original vai manjericão, mas agora minha plantação caseira de tomilho foi pra frente e preferi fazer esta substituição. Ficam muito fofinhos, ótimos com um pouco de manteiga e minha única ressalva é colocar mais pimentão na massa! Receita do The Art & Soul of Baking.

2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¾ xícara (85g) queijo de cabra, picado
½ xícara (112g) pimentão vermelho assado e picado
1 colher (sopa) tomilho fresco, picado (ou use 1 colher de chá do seco, ou 3 colheres de sopa de manjericão fresco, picadinho)
1 xícara buttermilk*
¼ xícara azeite
1 ovo grande

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte e enfarinhe 12 forminhas de muffins. Numa tigela grande coloque a farinha, fermento, bicarbonato e sal, misture bem. Em outra tigela coloque o queijo, pimentão (eu não assei no forno, apenas coloquei alguns pedaços sobre uma frigideira anti-aderente, sem óleo, e deixei por alguns minutos, virando para não queimar, até que o pimentão estivesse macio, e piquei) e tomilho. Numa terceita tigela coloque o buttermilk, azeite, ovo e mexa bem, em seguida despeje esta mistura sobre a tigela dos ingredientes secos, mexa ligeiramente para combinar (a massa deverá ficar com uns carocinhos, não mexa demais), por fim, adicione a mistura de pimentão e queijo. Mexa para incorporar, e coloque a massa nas forminhas preparadas. Leve ao forno por 18-20 min, ou até que um palito saia seco. Deixe esfriar por uns 5 min, passe uma faquinha para desgrudar da forma, e deixe esfriar sobre uma gradinha. Sirva morno.
* para o buttermilk misturei leite com uma colher de chá de vinagre branco, deixei por alguns minutos.
Fiz meia receita acima, e obtive 6 muffins em forminhas com capacidade para 80ml.


quinta-feira, 14 de março de 2013

bolo de limão com calda de hortelã


Hortelã é a mais nova mania por aqui, misturo na salada, macarrão, couscous, iogurte, sucos, chás. Quando vi a receita desse bolo meu olho só cresceu, ainda mais com o comentário da Flo Braker dizendo que cream cheese era seu ingrediente favorito, e até então nunca experimentara em bolos. Fica completavamente macio, doce na medida e o gostinho de hortelã da calda só faz ter vontade de comer mais uma fatia. Foi meu primeiro bolo de 2013, e só posso dizer que não haveria reestreia melhor que esta :)
Receita do Baking for All Occasions.

bolo:
3¼ xícaras cake flour*
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
255g manteiga, temperatura ambiente
225g cream cheese, temperatura ambiente
3 xícaras açúcar
6 ovos grandes
1 colher (chá) baunilha
3 colheres (sopa) suco de limão
2 colheres (chá) raspas de limão

calda:
90ml água
2 colheres (sopa) suco de limão
2 colheres (sopa) manteiga
¼ xícara de folhas de hortelã (aperte na xícara para medir)
1 ¼ xícara açúcar de confeiteiro
2 colhres (chá) raspas de limão

Unte e enfarinhe uma forma com furo central de 25cm** (ou com capacidade para 10 xícaras). Peneire a farinha, bicarbonato e sal. Na batedeira bata a manteiga com o cream cheese até ficar homogêneo, adicione o açúcar e bata por mais 5min. Adicione os ovos (misture todos ligeiramente numa tigela), despejando cerca de 3 colheres de sopa por vez, batendo bem até incorporar - bata todos os ovos por no máximo 2-3min. Adicione o suso de limão e baunilha. Diminua a velocidade da batedeira e coloque a mistura de farinha (batendo por 2min). Por fim, coloque as raspas de limão. Leve ao forno por 1h25min, ou até um palito sair seco e dourar levemente. Deixe esfriar na forma por 10min. Enquanto isso prepare a calda.
Numa panelinha coloque a água, suco de limão, manteiga e hortelã, aqueça em fogo baixo até formar bolhas nas laterais da panela. Retire do fogo e reserve por 1min. Desenforme o bolo e coloque-o sobre um prato. Retire as folhas de hortelã, espremendo bem, adicione o açúcar e raspas. Use um pincel e passe a calda sobre o bolo (vai sobrar um pouco de calda, guarde e regue aos pouquinhos o bolo depois). Deixe esfriar completamente antes de servir.
* cake flour: adicione 1 colher de sopa de amido de milho, complete a xícara com farinha de trigo e misture bem.
** fiz meia receita, e coloquei numa forma de furo, com 20cm de diâmetro.

quinta-feira, 7 de março de 2013

polenta cremosa com cogumelos


Se nunca fui muito assídua com as postagens aqui no blog, nos últimos meses a coisa piorou. O motivo é muito justo: estou grávida, pouco mais de cinco meses. No começo os enjoos me tiraram da cozinha e não tinha jeito mesmo de cozinhar. Aos pouquinhos essa fase foi passando, mas entre as tantas esquisitices da gravidez, meu desejo por comer doces diminuiu drasticamente, e estou achando isso ótimo, pois além de controlar o ganho de peso (dedinhos cruzados!) aproveito a fase para comer coisas mais nutritivas - e menos saborosas, pois nada é perfeito.
Desse jeito, quem perde é o blog, já que doce sempre foi o forte por aqui - e meu forte na cozinha também. Na maior parte dos dias eu vivo de gororobas, nada muito elaborado ou atraente, mas de vez em quando pego meus livros de receitas e procuro algo mais interessante para preparar, e este também é um jeito de manter o blog funcionando. Por enquanto, deixo com vocês esta polenta, coisa simples e figurinha repetida dos meus almoços. Receita desse livro lindo.

para o molho de cogumelo:
1 cebola picada
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) manteiga
500g cogumelo finamente fatiado (usei o paris)
1 colher (sopa) alho picadinho
tomilho fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora

para a polenta:
4 xícaras água
1 xícara fubá (sêmola de milho fica ainda melhor)
sal a gosto
3-4 colheres (sopa) manteiga 
½ xícara cream cheese (ou requeijão, mascarpone)
⅓ xícara parmesão ralado

Para o molho, aqueça numa frigideira o azeite, coloque a cebola e refogue bem até deixá-la macia, retire do fogo e reserve. Adicione a manteiga na mesma frigideira e em seguida coloque o cogumelo, cozinhando em fogo baixo por uns 8min. Retorne a cebola na panela e adicione o alho e o tomilho, deixe cozinhar um pouquinho, acerte o sal e pimenta. Reserve.
Para a polenta, misture água e fubá, misture. Mexa constantemente com uma colher de pau, por cerca de 30min. Acerte o sal, coloque a manteiga, mexa até derreter e sem seguida coloque o queijo cremoso e misture. Reaqueaça os cogumelos. Distribua a polenta em potinhos individuais, o molho por cima e finalize com o parmesão.
rende 4 porções.