8.11.12

pão de aveia com linhaça


Percebi que ainda não havia feito pão com aveia, justo eu que gosto de tudo com aveia. Para juntar outra coisa inédita ainda incluí linhaça, nunca experimentei - achava com muita cara de comida de passarinho, mas depois de incorporar no meu dia-dia sementes de abóbora e girassol e gostar, não havia porque deixar a linhaça de fora. Gostei muito do pão, um dos melhores dos últimos tempos, adocicado e bem macio, ótimo para o café da manhã, e vai muito bem com sanduíche também (fiz um improviso no almoço, num sanduíche de provolone derretido com tomate e maçã verde que ficou inusitadamente bom).
Ah, a massa é meio chatinha de sovar, fica mole e sempre evito colocar mais farinha que a receita pede (já tive pães bem duros por isso), com uma batedeira planetária ou colher de pau fica mais fácil, e os tempos de fermentação foram bem mais longos por aqui, nem estava tão frio. A receita tirei daquela revista da Nestlé que nunca lembro o nome.

½ xícara aveia em flocos
40g manteiga
¼ xícara mel
½ colher (sopa) sal
25g fermento biológico fresco
1 ovo
2 ½ xícaras farinha de trigo
2 colheres (sopa) sementes de linhaça

Ferva 1 xícara de água, acrescente a aveia, manteiga e mel. Deixe amornar. Dissolva o fermento em ¼ xícara de água, e adicione à mistura de aveia. Coloque o ovo, farinha (coloque aos poucos) e a linhaça. Misture bem, usando uma colher grande (ou na batedeira). Transfira a massa para uma tigela untada, cubra com filme plástico e deixe num lugar morno e sem ventilação, até dobrar de volume (aqui levou cerca de 1 hora). Sove a massa com as pontas dos dedos, para retirar o ar. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada (pode ser necessário enfarinhar as mãos também), abra a massa formando um retângulo, em seguida dobre-a como uma carta comercial, e enrole bem firme - como um rocambole. Coloque a massa numa forma retangular (22x9cm) untada, e cubra com um pano limpo e seco. Aguarde dobrar de volume, por mais uns 40-45min. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200ºC, e asse por uns 40min.
Se preferir, pincele manteiga sobre o pão ainda quente e espalhe aveia.