1.11.12

nuggets de frango


Sou do time dos que preferem fazer em casa a comprar pronto, e o principal motivo não é porque eu gosto de cozinhar - às vezes me irrita bastante precisar entrar na cozinha por obrigação. É que na grande maioria dos casos fazer em casa é tão mais saboroso, e os alimentos processados são tão horríveis e incomíveis que vale a pena se esforçar um pouco mais pra fazer a própria comida. Nuggets são um ótimo exemplo, eu fico com preguiça de moldar um por um, empanar, congelar... aí na hora de comer vejo que a trabalheira compensou. Faço essa receita faz um tempinho, achei no Strawberry Crumble, com algumas adaptações. 

2 peitos de frango, médios
1 cebola
1 dente de alho
2 a 3 colheres (sopa) maionese
temperos a gosto - coloco o que tiver, o que achar que vai ficar bom, neste coloquei cebolinha picada, pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes, pimenta-do-reino, mostarda em pó, sal

para empanar:
farinha de trigo
ovo
pão ralado (eu gosto de usar panko, vende na Liberdade, já usei farinha de rosca e não recomendo, ralar um pão duro no ralo grosso empana melhor)

No processador coloque a cebola e o alho para deixar tudo picadinho (se preferir, pique tudo na faca), coloque a carne de frango, temperos e maionese. Processe até ficar bem moído - eu já coloco o frango cortado em cubos para facilitar.Retire do processador e coloque numa tigela.
Com o auxílio de 2 colheres, molde os nuggest, fazendo bolinhos achatados, passe pela farinha de trigo (fica uma massa bem pegajosa, só depois de passada na farinha é que será possível moldar direito com as mãos). Passe pelo ovo batido e por último pelo pão ralado. Leve para congelar em aberto, colocando uma assadeira baixa, mantendo distância entre eles e depois guarde em sacos plásticos. Faço sempre assados, por isso não espero descongelar, já coloco direto no forno pré-aquecido por uns 25-30min, virando na metade do tempo. Para assar, uma assadeira anti-aderente é melhor, deixa mais douradinho.
Rende aproximadamente 35 nuggets.