12.11.12

cocada diferente (e indiana)


Ultimamente estou com manias de comida indiana, digamos que inspirada na culinária indiana, na maioria das vezes é necessário adequar, substituir ou mesmo omitir alguns ingredientes, ou por desconhecimento ou porque é impossível encontrar por aqui. Até comprei este livro, na verdade procurava algo mais básico na Fnac, me deparei com este escondido na prateleira, e exagerada que sou, trouxe para casa. O livro ficou parado por meses, procurava receitas em outras fontes, mais simplificadas, mas para não perder o hábito de estrear livros com doces, escolhi esta cocadinha porque tinha coco ralado fresco em casa, precisava usar logo e queria algo diferente.
Nesta receita pede uma quantidade de khoya que não dá para ignorar, o livro tem uma receita desse ingrediente, me pareceu trabalhoso demais (eu que fiz doce de leite caseiro uma única vez na vida, sem intenção de repetir, rs) especialmente porque precisaria de apenas 50g. Khoya é um leite cozido até secar, virando uma pasta, procurei algumas adaptações e a mais simples consiste em misturar leite em pó com creme de leite, até ser possível manusear como uma massa. Fiz e deu certo, no primeiro dia ainda havia um retrogosto de leite ninho na cocada, depois sumiu, o cardamomo foi aparecendo mais, e eu que adoro uma cocada envelhecida achei que valeu a pena esperar.

400g coco ralado
½ xícara creme de leite
300g açúcar
150g khoya (prepare misturando leite em pó com creme de leite, vá colocando o creme aos pouquinhos, até formar uma massa seca, que possa ser manuseada)
1 colher (chá) cardamomo em pó
castanha-do-pará, picadinha (opcional)

Misture o coco e o creme de leite e deixe descansar por 30 min. Coloque numa panela de fundo grosso e deixe cozinhar em fogo baixo por 10min, mexa de vez em quando para não queimar. Passado o tempo, adicione o açúcar e khoya, mexa para misturar e cozinhe por mais 20 min (eu tirei um pouquinho antes do fogo), sempre em fogo baixo e mexendo para não queimar. Por fim, adicione o cardamomo moído, misture bem e despeje a mistura num mármore untado com manteiga, espalhe as castanhas picada, espere esfriar, corte no formato que desejar.