25.10.12

scone de abóbora


A mania de abóboras tinha dado um tempo por aqui, tanto que a última leva comprei sem saber o que fazer simplesmente assei, fiz um purê e guardei em saquinhos no freezer. Até que dando uma passeada pelo Pinterest vi estes scones e fiquei com vontade. Gostei muito do resultado (marido que nem gosta tanto de abóbora adorou os scones), apesar do sabor suave da abóbora ficar encoberto pelas especiarias.
Tive somente um problema para moldar a massa, e consequentemente transferir para a assadeira: a massa ficou muito mole, preferi não acrescentar mais farinha, o que foi uma decisão acertada, pois comprometeria a maciez do scone. Depois pesquisei um pouco mais sobre o purê de abóbora enlatado - usado na receita original - e me pareceu bem mais consistente que a minha versão caseira, e ficou ainda mais líquido após o descongelamento. Caso aconteça o mesmo, não recomendo colocar mais farinha, apenas enfarinhe as mãos para moldar o círculo, e se quiser que eles fiquem triangulares depois de cortar, faça o remolde após alguns minutos no freezer (me esqueci disso, aproveitei o tempo para tomar banho, rs). Receita daqui.

2 ¾ xícaras farinha de trigo
⅓ xícara açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
¾ colher (chá) sal
¾ colher (chá) canela em pó
¼ colher (chá) gengibre em pó
¼ colher (chá) noz-moscada, ralada na hora 
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica (pimenta síria)
½ xícara manteiga, gelada
1 xícara gengibre cristalizado, picadinho
1 xícara chocolate meio-amargo, em gotas ou picada
2 ovos
280g purê de abóbora 

Numa tigela grande misture a farinha, açúcar, fermento, sal, canela, gengibre, noz-moscada e a pimenta. Em seguida adicione a manteiga, e usando as pontas dos dedos, misture tudo, formando uma farofinha. Coloque na tigela o gengibre cristalizado e o chocolate, misture. Numa tigela menor misture os ovos e o purê de abóbora, adicione à mistura seca. Mexa somente para incorporar, evitando trabalhar muito a massa. Divida a massa em duas metades, com cada uma delas molde círculos sobre uma superfície enfarinhada, cada círculo de 13cm de diâmetro e 1,5cm de altura, aproximadamente. Se quiser, pincele com creme de leite e salpique açúcar granulado por cima, ou somente espalhe açúcar + canela. Usando uma faca molhada na água gelada, corte cada círculos em 6 partes, com cuidado, transfira cada pedaço para uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe no freezer por 30min. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25min, ou até ficar dourado.