16.10.12

galette de tomate, milho e queijo


A receita de hoje não tem nenhuma estorinha para contar, vi esta galette no Pinterest, fiquei cheia de vontades de preparar, comprei espigas de milho, o único item faltante na lista de ingredientes, e preparei num longínquo almoço de domingo solitário - e se estendeu para o jantar do mesmo domingo igualmente solitário. Ficou uma galette deliciosa, quase não tive com quem dividir, exceto pelo meu gato Francis que queria comer o milho... Ah, adaptei umas coisinhas na receita, usei um tantinho de farinha integral, troquei gruyère por fontina e omiti o manjericão (porque não tinha e nem lembrei dele). Receita daqui.

massa:
1 xícara farinha de trigo
¼ xícara farinha de trigo integral
 xícara fubá
1 colher (chá) açúcar
1 ¼ colher (chá) sal
6 colheres (sopa) manteiga, gelada
3 colheres (sopa) azeite
¼ xícara água gelada

recheio: 
1 colher (sopa) azeite
1 cebola grande, finamente fatiada
2 dentes de alho, picadinhos
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 espiga de milho grande (cerca de 1 xícara)
85g queijo fontina (ou outro queijo que derreta bem), ralado
1 tomate grande, maduro


Comece pela massa, colocando no processador as farinhas, fubá, açúcar e sal, pulse para combinar. Por cima coloque a manteiga picada em cubos e o azeite. Ligue o processador e vá colocando a água aos pouquinhos, até ficar mais ou menos homogêneo. Retire a massa do processador e sove um pouco com as mãos, até se aglutinar bem, e com as mãos molde um círculo, de aproximadamente 3cm de altura. Leve à geladeira por 1hora. 
Enquanto isso, prepare o recheio. Aqueça o azeite numa panela, coloque a cebola e deixe cozinhar por 10min, mexa de vez em quando para não queimar. Adicione os dentes de alho, sal, pimenta e o milho debulhado, mexa por 1min, desligue e deixe esfriar. 
Abra a massa, deixando mais ou menos 1cm de espessura, formando um círculo. Transfira a massa para uma assadeira baixa, forrada com papel manteiga. Espalhe a mistura de cebola e milho, deixando de 3-5cm de borda - para fechar a torta -, por cima espalhe o queijo ralado e por último o tomate fatiado, tempere o tomate com sal e pimenta-do-reino. Levante as bordas da massa e dobre por cima do recheio. Se quiser, pincele as bordar com gema - eu usei leite. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por 35-45min, ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e aguarde 15min antes de servir.