3.9.12

torta de tomatinhos


Gosto bastante de torta de tomate, não é a primeira vez que aparece no blog, porém, infelizmente, eu tenho que comer tudo sozinha porque sou a única a gostar. O jeito é sempre reduzir as porções para não sobrar muita coisa - sobra em excesso acaba em desperdício, isso já aprendi. Daí veio a ideia de colocar a massa em mini formas e por que não, usar mini-tomates (o italianinho solta menos líquido que o tomate-cereja). Fiz somente meia receita e ainda sobraram duas massas de tortinhas ainda menores que estão no freezer, à espera de eu pensar em como rechear esta deliciosa massa aromatizada com alecrim e parmesão. Receita desse livro.

massa:
1 ½ xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) parmesão ralado
1 colher (sopa) alecrim fresco
sal e pimenta-do-reino, a gosto
½ xícara manteiga gelada e picada em cubos
3 colheres (sopa) água gelada

recheio:
¼ xícara queijo de cabra
3 colheres (sopa) manjericão fresco, picado
sal e pimenta-do-reino, a gosto
4 tomates grandes, fatiados (usei os tomatinhos, quanto baste)
azeite, para regar

Comece pela massa. No processador coloque a farinha, parmesão, alecrim, ½ colher de chá de sal e ¼ colher de chá de pimenta-do-reino e processe por 30 segundos. Coloque a manteiga picada por cima e pulse algumas vezes até se formar uma farofa úmida, então adicione a água aos pouquinhos e deixe o processador ligado até a massa ficar mais úmida - não deixe homogênea demais. Numa superfície estenda um pedaço de filme plástico, coloque a massa por cima e abra a massa formando um disco de 2cm de altura, cubra o disco com o filme plástico e leve à geladeira por 30min.
Aqueça o forno a 220ºC. Abra a massa e estenda sobre uma forma redonda de 24cm, pressionando bem e retire o excesso das bordas. Fure a massa com um garfo, cubre com papel alumínio e coloque feijões crus sobre o papel, para formar peso e não deixar a massa estufar. Asse por 8min, retire os feijões e o papel, retorne ao forno por mais 8-12min, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Para o recheio, coloque no processador o queijo picado, 2 colheres de sopa de manjericão e ¼ colher de chá de pimenta-do-reino, processe até ficar macio. Espalhe a mistura de queijo sobre a massa assada. Por cima coloque as fatias de tomate, formando uma espiral, regue os tomates com azeite, salpique um pouquinho de sal, pimenta e o restante do manjericão picado. Sirva em seguida.