18.6.12

curau de milho verde


Faz tempo que queria comer curau, igual ao que comia na infância, feito pela minha avó ou minha mãe. Na verdade pensei em pedir para minha mãe fazer pra mim, aí achei que era muita exploração do trabalho materno e simplesmente telefonei para perguntar o modus operandi. Infelizmente ela não soube dar medidas muito precisas sobre a proporção leite pra milho, porque aprendeu e sempre fez tudo "a olho". Um dia ainda quero ter tanta prática na cozinha para saber fazer tudo sem medidas e ainda sair bom! Mas por enquanto tenho que me contentar com minhas xícaras e colheres medidoras, balança e calculadora para conversões e frações.
Apostei nessa quantidade de leite para o curau ficar com a consistência que mais gosto, que é nem duro e nem mole, adicionarei mais de leite na próxima vez. Mais uma receita que andou uma geração a frente na família =D

3 espigas de milho médias (prefiro as mais amerelinhas) 
2 ½ xícaras leite (usei semi-desnatado)
½ xícara açúcar
canela em pó 

Debulhe as espigas com uma faca. Coloque no liquidificador com o leite e bata por 1min. Passe a mistura por uma peneira, espremendo bem para sair todo o sumo. Despeje numa panela, adicione o açúcar e deixe em fogo médio até esquentar bem e o açúcar dissolver. Antes de abrir fervura, a mistura vai começar a engrossar e formar pelotinhas, nesse momento, coloque em fogo baixo e não pare de mexer, tomando cuidado para não grudar no fundo da panela. Logo a mistura ficará espessa e lisa, mantenha em fogo baixo e cozinhe por 10-15min, mexendo de vez em quando para não queimar. Despeje em potinhos, polvilhe canela e sirva como preferir, temperatura ambiente, morno ou gelado.
rende: 4 porções