14.6.12

brownie mesclado com coco


Para mim a estrela dessa receita foi a misturinha de coco, tão simples e tão deliciosa que fiquei matutando outros usos para ela. Além de ter sido o marmorizado mais bonito que já fiz. Deveria ter tirado uma foto da assadeira para mostrar e guardar para a posteridade!
Bem, este brownie é um pouco diferente dos mais comuns, que são mais molhadinhos. Este é mais seco, lembra mais um bolo, mesmo. Confesso que prefiro esta versão, fica mais fácil de assar no ponto correto :p
Receita daqui.

 xícara leite condensado
 xícara coco ralado, sem adição de açúcar
1 clara
1 colher (chá) baunilha
¾ xícara + 1 colher (sopa) açúcar
½ xícara manteiga
170g chocolate meio-amargo, picado
3 ovos
 xícara farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio, deixando uns 5cm do papel para fora da forma, e unte novamente o papel, ligeiramente. Numa tigela combine o leite condensado, coco ralado, clara, baunilha e 1 colher de sopa do açúcar, misture bem, e reserve. Coloque em banho-maria a manteiga e chocolate picado, até derreter. Uma vez derretido, retire a tigela do fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o restante do açúcar, mexa bem. Em seguida coloque os ovos, um a um, mexendo bem após cada adição. Por fim, coloque a farinha, fermento e sal, previamente combinados. Mexa somente até incorporar a farinha. Coloque um terço da massa na forma preparada, espalhe bem, com uma colher de sobremesa coloque colheradas da mistura de coco sobre a massa de chocolate, deixando uns 3cm de distância entre uma colherada e outra. Cubra com o restante da massa de chocolate e novamente espalhe a mustura de coco às colheradas. Usando uma faca de mesa, vá mesclando suavemente a mistura de coco, até obter o efeito visual marmorizado. Leve ao forno por 35-40min, ou até um palito sair ligeiramente seco. A textura deste brownie se assemelha mais a um bolo normal do que aos brownies mais úmidos. Espere esfriar sobre uma gradinha, desenforme e corte em quadradinhos.