quinta-feira, 28 de julho de 2011

lasanha de salmão


Passei muitos anos sem gostar de lasanha. Havia algo nelas que fazia com que comesse um pedacinho minúsculo, achar blé e deixar quase tudo no prato. Depois que casei, marido pedia para eu fazer de vez em quando, e preparava mesmo sem gostar muito. Até que um dia não queria sair para comprar a massa - e jogar no lixo boa parte do pacote - resolvi fazer massa caseira, seria bem fácil, já que não precisaria cortar fininho. Um novo mundo de lasanhas se abriu diante do meu paladar! Anos para descobrir que meu problema era com a massa que caía como uma bomba no meu estômago, muito diferente da massa caseira. E o melhor: uma única porção de massa é suficiente para alimentar duas pessoas por mais de uma refeição. Vi uma caixa de lasanha de salmão congelada no mercado, achei que ficaria bom fazer uma versão caseira dela, o queijo emmental funcionou muito bem. Rende bem, preparei para o almoço, sobrou horrores, repetimos no jantar e me pareceu bem melhor depois de algumas horas.

massa:
100g farinha de trigo
pitada de sal
1 ovo

molho branco:
750ml leite (usei semidesnatado)
2 colheres (sopa) manteiga
3 colheres (sopa) farinha de trigo
1 cebola pequena, picada
noz-moscada, pimenta-do-reino e sal

500g filé de salmão
sal e pimenta a gosto
150g queijo emmental, lascado
parmesão ralado na hora

Comece pela massa. Numa tigela coloque a farinha e sal. Coloque o ovo e com um garfo vá misturando, quando não conseguir mais misturar com o garfo, despeje a mistura sobre uma superfície e sove até formar uma massa homogênea - dependendo do tamanho no ovo, ainda sobrará farinha, não se preocupe. Coloque a bola de massa na tigela, cubra e deixe descansar por pelo menos 40min. Abra a massa sobre uma superfície seca (se tiver o cilindro para massa, melhor ainda!) com um rolo até ficar bem fininho, tente dar a forma de um retângulo, e corte em quadrados de aproxidamente 10cm. Deixe a massa secando por mais 1h. Ferva bastante água, com um pouco de sal, e coloque os pedaços de massa, deixe cozinhar por 3-4min, retire da água e seque sobre um papel toalha. Reserve.
Prepare o molho. Numa panela coloque a cebola e manteiga e deixe cozinhar em fogo brando até a cebola ficar transparente, acrescente a farinha mexa por 3min. Despeje o leite, em seguida sal, pimenta e noz-moscada, mexa de vez em quando até começar a engrossar, depois mexa constantemente até formar um mingau grosso. Desligue e reserve.
Tempere o salmão com sal e pimenta e coloque numa frigideira com um pouco de óleo para grelhar, até ficar cozido. Cuidado para não cozer demais e ficar ressecado, pois o peixe ainda passará mais um tempinho no forno. Desfie com um garfo.
Para a montagem - usei um refratário pequeno - faça uma camada de molho, lascas do salmão, massa e emmental, até encher todo o refratário e por cima coloque o parmesão. Leve ao forno aquecido a 200ºC por uns 30min, ou até gratinar por cima.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

bolinho de banana com canela


O que dizer de mais um bolo de banana por aqui? São bolinhos pequenos, com rodelas de banana por cima, tão bonitinhos, e às vezes não consigo resisitir a um bolo fofinho - no sentido cuti-cuti na palavra - mesmo exagerando na frequência de bolos de banana. As avelãs dão um toque diferente no sabor, e os bolinhos alegraram meus cafés-da-manhã! Receita do livro aqui.

140g manteiga
½ xícara açúcar
1 ovo
¾ xícara farinha de trigo
¾ colher (chá) fermento em pó
¼ xícara avelã, moída
1/3 xícara leite
½ colher (chá) canela em pó
2 bananas pequenas, em rodelas
1 colher (chá) manteiga derretida
açúcar demerara, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha forminhas retangulares com capacidade para 1 xícara*. Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione o ovo e bata bem, em seguida adicione a farinha previamente peneirada e misturada com a canela e o fermento. Coloque a avelã moída (antes de processar a avelã, tostei na frigideira para retirar a pele), alternando com o leite e misture até ficar cremoso. Distribua a massa entre as forminhas. Arrume as rodelas de banana por cima da massa, pincele com a manteiga derretida e por último salpique o açúcar demerara. Leve ao forno por 35min, ou atá um palito sair seco.
rendimento: 6 bolinhos. 
*minhas forminhas têm capacidade para 80ml, fiz meia receita acima e obtive 6 bolinhos pequenos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

suspirinho de cacau e amêndoa


Meus suspiros nunca saíam grande coisa, ficam dourados rápido demais e puxa-puxa, o doce é uma das minhas pedras no sapato na cozinha (brownie é outra), sempre dava alguma coisa errada, especialmente pela temperatura do forno. E claro que um termômetro para forno ajuda muito, foi uma das minhas melhores aquisições. Mas aí eu vi essa receita, com chocolate, amêndoas e mais a textura do suspiro e achei que valia uma tentativa. E finalmente consegui fazer um suspiro com um resultado bem satisfatório, e devo tudo ao termômetro que me impediu de estragar mais uma receita \o/
Com certeza foi um dos melhores docinhos que saiu da minha cozinha recentemente! Receita do Baking, da Dorie Greenspan.

1 xícara açúcar de confeiteiro
¼ xícara cacau em pó, sem adição de açúcar
1/3 xícara amêndoas sem pele, moídas
4 claras
pitada de sal
½ xícara açúcar
½ colher (chá) baunilha



Numa tigela peneire o açúcar de confeiteiro, cacau em pó e amêndoas. Reserve. Na batedeira coloque as claras e a pitada de sal, bata em velocidade média até as claras ficarem opacas. Aumente a velocidade da batedeira e coloque o açúcar, uma colher por vez, bata até fica brilhante e bem firme, adicione a baunilha, bata para misturar e desligue. Com uma espátula, coloque a mistura de cacau e mexa delicada e rapidamente. As claras vão perder o volume e se tornará uma massa um tanto pesada. Coloque colheradas do merengue numa assadeira baixa, forrada com papel manteiga - ou um tapete de silicone, polvilhe ligeiramente com açúcar de confeiteiro e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por dez minutos, neste tempo não abra o forno, abaixe a temperatura para 80ºC e deixe por 1h. Se não tiver um termômetro para forno, após os 10min deixe a porta do forno entre-aberta com uma colher de pau.
rendimento: cerca de 30 suspiros, fiz meia receita e rendeu 11.
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

sorvete de limão siciliano com morangos


Sinceramente não sei o que acontece, o inverno chega e logo sou acometida por uma vontade de tomar sorvete, principalmente desses mais "ricos", feito com creme, gemas e tudo mais que sacia a fome e engorda. Deve ser meu corpinho e sua urgência para acumular gordura no inverno, mal sabe ele que já temos "reservas" suficiente! Mas desta vez nem estava planejando fazer sorvete, até me deparar com uma garrafinha de creme de leite na promoção, trouxe para casa sem saber o que fazer, esqueci dela, e perto do prazo de vencimento resolvi preparar o sorvete, é sempre uma opção, especialmente nestes dias que esquentou um pouquinho... Receita um tantinho adaptada.

2 xícaras creme de leite
¾ xícara açúcar
raspa de 1 limão siciliano
4 gemas
½ xícara de suco de limão (cerca de 3 limões)
1 colher (sopa) rum
½ xícara morangos picadinhos
2 colheres (sopa) açúcar
1 colher (chá) rum

Numa panelinha coloque o creme de leite, açúcar e raspas do limão, leve para aquecer até abrir fervura. Enquanto isso, numa tigela média coloque as gemas e misture até ficar um pouco claro. Quando o creme de leite aquecer, coloque aos poucos na tigela das gemas, mexendo sempre. Volte toda a mistura para a panela e sem parar de mexer, deixe cozinhar até a mistura engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau, lembre-se de deixar em fogo bem baixo e não deixe ferver, para engrossar não leverá mais que 10min. Passe a mistura por uma peneira e coloque numa tigela, adicione o suco de limão e rum, misture bem, cubra e leve à geladeira. Enquanto isso, pique os morangos, misture o açúcar e rum e mexa bem. Reserve. Quando a mistura do sorvete estiver gelada, coloque na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante. Assim que estiver pronto, coloque os morangos picadinhos. Se quiser um sorvete rosadinho, coloque o caldo que se formar, se não, descarte o caldinho do morango. Coloque em pote hermético e leve ao freezer.

terça-feira, 12 de julho de 2011

pudim de chocolate branco e limão


Quando eu fico com um monte de receitas para testar e numa dúvida ainda maior sobre qual fazer primeiro, eu peço pro marido me ajudar. Pensava em bolo, cookie e outros docinhos com muita farinha e manteiga... aí ele me disse que queria algo cremoso, mesmo que fosse no recheio de torta. Logo pensei numa torta que há tempos quero fazer, mas quando vi a lista de ingredientes percebi que não tinha creme de leite em casa. Bom, a preguiça de ir ao mercado era maior que a fila de receitas e minha indecisão juntas. Olhei para a montanha de limões trazidos da feira, lembrei do saco de chocolate branco no armário e da receita deste pudim que tantas vezes cobicei, e não tive mais dúvidas: pudim! No mesmo dia que fiz, achei o pudinzinho com forte gosto de limão, já no dia seguinte em diante o sabor se atenuou bastante, ficando bem equilibrado, e apesar do montão de chocolate branco, acreditem, não fica muito doce. Receita do livrinho aqui.

2 xícaras leite (usei semidesnatado)
3 colheres (sopa) açúcar
raspas de 3 limões tahiti - usei dois, eram bem grandes
3 ovos grandes
170g chocolate branco, picado

calda:
½ xícara água
¼ colher (chá) cremor de tártaro
1 xícara açúcar

Numa panela coloque o leite, açúcar e raspas dos limões. Leve ao fogo baixo até abrir fervura, mexendo de vez em quando. Desligue e tampe a panela, deixando em infusão por 1h. Numa outra panela coloque água, cremor de tártaro e açúcar. Misture bem, e leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar. Assim que o açúcar se dissolver, não mexa mais com colher, somente faça movimentos circulares com a panela, de vez em quando, até formar um caramelo dourado. Coloque um pouco do caramelo em potinhos - ou ramequins - e espalhe pelas laterais do potinho. O caramelo endurece rapidamente, eu preferi colocar o caramelo no potinho, espalhar, antes de colocar em outro potinho para não edurecer tudo. Reserve. Aqueça uma panela de água, pré-aqueça o forno a 170ºC, e coloque os potinhos preparados numa assadeira alta. Reaqueça a misura de leite. Coloque os ovos numa tigela média e bata ligeiramente com um fouet. Quando a mistura de leite começar a ferver, retire do fogo e coloque aos poucos sobre os ovos, batendo sempre com o fouet, cerca de ½ xícara de leite por vez. Em seguida acrescente o chocolate branco, e mexa até o chocolate derreter completamente. Passando por uma peneira, volte a mistura para a panela em que foi aquecida (eu uso uma leiteira), e então distribua entre os potinhos. Cuidadosamente coloque a assadeira na grade do forno e só então despeje a água fervente, enchedo até metade da assadeira, tomando cuidado para não espirrar na mistura líquida. Asse por 30-40min ou até que a borda do pudim esteja firme e o centro ainda meio balançando. Retire os potinhos imediatamente do banho-maria e deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas. Para desenformar, vire sobre um prato, se ficar difícil passe uma faquinha nas laterais - nem todos os pudinzinhos precisaram da faquinha para desgrudar.
rendimento: 6 porções, coloquei em ramequins com capacidade para 60ml e obtive 7 pudinzinhos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

bolo de banana e nutella


Estou ficando com mania de bolo (e muffin) de banana - tenho um outro bolo que logo devo fazer. E nem posso dar a desculpa que havia bananas demais na fruteira porque desta vez eu comprei especialmente para este bolo - e tive que esperar uma semana inteira para elas amadurecerem de verdade. O bolo fica incrivelmente cheiroso, banana e Nutella se complementam que é uma beleza. A única ressalva é prestar atenção na doçura das bananas e talvez colocar mais açúcar, lembrando que açúcar mascavo não adoça tão bem quanto o refinado. Minha solução foi fazer gordice e passar uma fina camada de Nutella sobre a fatia de bolo ;) Receitinha deste blog.

1 xícara bananas amassadas
½ xícara açúcar mascavo
½ xícara iogurte
¼ xícara manteiga, derretida
2 ovos
2 xícaras farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
½ xícara Nutella

Pré-aqueça o forno a 175ºC, unte uma forma de bolo inglês de 23cm, e forre o fundo e laterais com papel manteiga. Na batedeira coloque as bananas, açúcar, iogurte, manteiga derretida e ovos. Bata até ficar bem misturado, cerca de 2min. Numa tigela peneire a farinha, fermento, bicarbonato e sal, misture. Aos poucos coloque a farinha na batedeira e bata somente até ficar homogêneo. Coloque metade da massa na forma preparada, e coloque às colheradas metade da Nutella, combine ligeiramente com um palito. Coloque a massa restante, e por cima a Nutella restante, faça a mesma coisa. Leve ao forno por 1h05, ou até um palito saiar seco. Deixe esfriar por 10min antes de desenformar.