quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

bolo de chocolate e laranja


Achei tão diferente este bolo. Se não soubesse que havia laranja nele dificilmente acertaria o sabor, só diria que havia "algo mais" além de chocolate. E também sendo preparado somente com açúcar mascavo, o sabor do chocolate também não é muito pronunciado - usei um açúcar orgânico que é uma delícia, a própria rapadura ralada! Enfim, é um bolo diferente, saboroso e pouco doce. A receita encontrei neste blog, é da Nigella.

150g manteiga, amolecida
2 colheres (sopa) glucose de milho (karo)
175g açúcar mascavo
150g farinha de trigo
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
25g cacau em pó, peneirado
2 ovos
raspas de 2 laranjas e suco de 1

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Bata a manteiga amolecida com a glucose e o açúcar até ficar bem cremoso - o açúcar ainda ficará um pouco arenoso. Numa tigela misture a farinha, bicarbonato e cacau. Coloque na batedeira uma colher de sopa desta mistura antes de adicionar o primeiro ovo. Uma vez o ovo incorporado, coloque 2 colheres (sopa) da mistura de farinha antes de adicionar o segundo ovo. Coloque o restante da farinha, e ainda batendo, adicione as raspas de laranja, e aos pouquinhos coloque o suco. Despeje numa forma de bolo inglês (25 x 12cm)* untada e forrada com papel alumínio e leve ao forno por 45min, faça o teste do palito.
*fiz 2/3 da receita acima e coloquei numa forma de 19 x 8cm.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

frozen yogurt de morango


É hora boa para tirar a sorveteira do armário, por outro lado, a época não é das melhores para usar morangos nas receitas (muito azedos!), mas é só colocar um tiquinho a mais de açúcar que está tudo certo. Ficou bem bom, do jeito que eu imaginava e queria comer: parecendo uma geléia bem geladinha com um sabor iogurte. Receita tirei daqui.

3 xícaras morangos picados, sem os cabinhos
3 colheres (sopa) suco de limão
2/3 a 1 xícara de açúcar, depende da doçura do morango
¼ colher (chá) sal
½ xícara leite integral
1 ½ xícara iogurte integral

Numa panela coloque os morangos, suco de limão, açúcar e sal. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar até o açúcar dissolver. Amasse os morangos com um garfo, ou use um espremedor de batatas. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, retire a panela do fogo e deixe descansar por 10 min. Misture o leite e o iogurte aos morangos, e mexa até ficar completamente combinado. Leve à geladeira por algumas horas e coloque na sorveteira, procedendo conforme instruções do fabricante. Se o frozen não for consumido no mesmo dia, coloque 1 colher (sopa) de vodca na mistura antes de levar à sorveteira.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

crumble de chocolate branco com manga e limão


Eu sei, é época de mangas e elas estão incrivelmente doces, a ponto de parecer um disparate comê-las de outra forma que não in natura. Mas estava desde o ano passado de olho neste crumble e só vejo mangas bonitas nesta época do ano. Achei um pouco docinho demais, embora o limão dê uma quebrada no doce, e por mais modesta que seja a pitada de cravo em pó, faz toda a diferença! Gostei muito, acho que ficaria bom mesmo sem a mistura de creme de leite e chocolate. Receita deste livro.

farofinha:
50g farinha de trigo
50g manteiga, temperatura ambiente
50g açúcar
50g amêndoas moídas
pitada de sal

recheio:
4 mangas grandes e maduras
suco de 2 limões e raspas de 1
40g açúcar demerara
180g chocolate branco
150ml creme de leite
pitada de cravo em pó

Comece pela farofinha. Numa tigela misture farinha, açúcar, amêndoas e sal, coloque a manteiga cortada em pedacinhos, e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Leve à geladeira por 1h. Passado o tempo, espalhe a farofinha numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 15min, ou até dourar. Mexa com uma colher na metade do tempo, para dourar por igual. 
Para o recheio, descasque e corte as mangas em cubos grandes. Aqueça em fogo alto uma frigideira anti-aderente, coloque as mangas e regue com suco de limão, adicione metade das raspas e o açúcar. Deixe cozinhar por 4min, mexendo de vez em quando. Coloque em tigela refratária, naquela que será usada para servir. 
Aqueça o creme de leite, quando abrir fervura, retire do fogo e misture o chocolate branco picadinho, mexa até o chocolate derreter. Acrescente o restante das raspas e a pitada de cravo em pó, misture tudo e despeje por cima das mangas.
Por cima de tudo, coloque a farofinha, espalhando bem. Sirva morno.
Rende: 6 porções. Fiz metade da receita da farofinha e 1/3 do recheio, rendeu 2 porções generosas em tigelinhas com capacidade para 1 xícara.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

bolinhos de limão


O bichinho do bolo me picou nos últimos tempos, é o que mais faço ultimamente. Sem falar que depois de meses ainda não havia usado a forma baby de bundt cake que ganhei. É um bolinho bem simples, só com a caldinha de açúcar por cima, e achei bem saboroso e super macio. Também fica ótimo alguns dias depois. Receita daqui.

massa:

2 ¾ xícaras farinha de trigo
1 ½ colher (chá) fermento em pó
¾ colher (chá) sal
1 xícara manteiga, temperatura ambiente
1 ½ xícara açúcar
4 ovos, ligeiramente batidos, temperatura ambiente
1 colher (chá) baunilha
1 xícara leite integral, temperatura ambiente

glacê:
1 xícara açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) suco de limão
1 colher (chá) raspas de limão



Comece pela massa. Numa tigela grande peneire a farinha, fermento e sal. Na batedeira coloque a manteiga e bata por 30segundos. Adicione o açúcar e bata até ficar um creme fofo e claro, cerca de 5min. Aos poucos adicione os ovos, coloque a baunilha e bata por mais 1min. Deixe a batedeira em velocidade baixa e adicione um terço da mistura de farinha, coloque metade do leite, deixando incorporar bem após cada adição. Intercale a farinha com leite até colocar tudo na batedeira. Depois de untar e polvilhar com farinha as cavidades da forma, encha ¾ da capacidade de cada forminha - não se preocupe em nivelar a massa, no forno ela se espalha. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC, e asse por 28-32 min, ou até dourar e um palito sair seco. Deixe esfriar por 15 min antes de desenformar. Coloque em gradinhas para esfriar completamente e só depois cubra com o glacê.
Para fazer o glacê, basta misturar todos os ingredientes, colocando o suco de limão aos poucos, para atingir a consistência desejada, não deve ficar muito duro, pois não irá espalhar, nem muito líquido. Depois de passar o glacê nos bolinhos, espere mais 1-2horas até secar completamente.
rendimento: 24 bolinhos, consegui 23.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

focaccia de batata


Esta era outra receita que praticamente morou na minha lista por muito tempo, com ela finalmente decidi testar a batedeira com massas pesadas - só fiz pizza, mesmo assim bati por pouco tempo. Deu super certo, e não é sempre que estou afim de sovar massa, especialmente esta que fica bem pegajosa. No entanto, depois de assada não cresceu como pensei, já que nas fermentações dobrou de volume sem problemas, no centro a focaccia ficou meio solada. Mas não menos deliciosa. A primeira vez que vi a receita foi aqui, mas segui as dicas daqui


massa:
2 batatas médias, cozidas e amassadas
500g farinha de trigo
1 ½  xícara de água morna
1 ½ colher (chá) fermento biológico seco
½ colher (chá) sal

Misture a água e o fermento, mexa bem e deixe por alguns minutos. Na tigela da batedeira coloque a batata amassada, farinha e sal, com o batededor de gancho bata um pouco, somente para misturar. Com a badeira ligada em velocidade baixa, adicione a água com fermento, aos pouquinhos, aumente a velocidade e bata por 10min. Passado este tempo, a massa estará úmida e pegajosa, mas não coloque mais farinha. Coloque a massa numa tigela grande, untada com azeite, cubra com filme plástico e deixe num lugar morno por 45min, ou até dobrar de tamanho. Unte suas mãos e uma assadeira retangular (30x40cm) com azeite e coloque a massa na assadeira, acomodando aos poucos até preencher a área da assadeira. Volte para o lugar morno, e espere dobrar de tamanho mais uma vez, cerca de 20 a 30min. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Cubra com a mistura de sua preferência, leve ao forno até dourar, cerca de 40min, se quiser mais dourado, use o grill do forno depois de assado.
Para a cobertura usei azeitonas verdes, tomatinhos, cebola, pimentão vermelho, folhas de orégano frescas, azeite, sal e pimenta branca.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

bolinhos de laranja


Acho que este é um dos melhores bolos de laranja que já provei. Sem falar que queria logo estrear minhas forminhas novas. Sempre fico na dúvida de qual forma usar quando vou dividir uma receita pela metade, e com forminhas para porções individuais fica fácil: o quanto de massa couber nas formas! Tudo bem que é meio chatinho untar - e lavar - uma por uma, mas para quem gosta de bater bolo na mão, simplesmente porque acha mais divertido assim, nem fica tão chato. Receita daqui.

½ xícara manteiga
1 xícara açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) raspas de laranja
½ xícara suco de laranja
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
½ xícara nozes ou passas ou cranberries secas (opcional)

Peneire a farinha, fermento e sal, reserve. Bata a manteiga + açúcar até ficar fofo. Coloque os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Adicione as raspas e suco de laranja. Por fim, coloque a mistura de farinha, misture bem, e coloque o ingrediente sólido (aqui usei cranberries secas). Coloque a massa em forma de bolo inglês* (23 x 12 cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, até dourar e um palito sair seco. Desenforme depois de frio.
*Fiz meia receita acima, coloquei em forminhas de 9 x 5cm e obtive 7 bolinhos.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

sorvete de chocolate branco com sementes de cacau


Espero que todos tenham aproveitado bastante as festas de final de ano. Por aqui, pouco entrei na cozinha, somente preparava o necessário, porque a barriga não deixou de roncar. De vez em quando estas pausas fazem um bem danado.
Bom, este sorvete eu fiz para a sobremesa de natal, na empolgação comprei quase um quilo de sementes de cacau, então, bora procurar receitas para usar as sementinhas! Aqui chocalate meio-amargo derretido seria um ótimo substituto para o cacau, se tornando um sorvete de flocos de verdade, só diminuiria a quantidade de açúcar, porque, vocês sabem, chocolate branco é beeem doce. Receita quase-nada adaptada daqui.

250ml leite integral
3 gemas
1/3 xícara açúcar
100g chocolate branco, picadinho
125ml creme de leite
30g sementes de cacau

Aqueça o leite com metade do açúcar, até abrir fervura. Misture as gemas com a outra metade do açúcar e bata até ficar um creme claro. Despeje lentamente o leite sobre a mistura de gemas, mexendo sempre, volte todo o líquido para a panela, em fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar e cobrir as costas de uma colher, não deixe ferver. Quando a mistura engrossar, despeje sobre a tigela, passando por uma peneira. Adicione o chocolate branco, misture bem até derreter, por último coloque o creme de leite e mexa bem. Leve a mistura à geladeira por algumas horas, coloque na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante. Quando o sorvete estiver pronto, coloque as sementes de cacau, e deixe a sorveteira ligada por mais alguns segundos. Coloque em pote hermético e guarde no freezer.