11.8.11

creme com maçã e cardamomo


Todo mundo sabe que comida carrega uma grande força afetiva, cria e resgata memórias. E ultimamente ando bem saudosa da minha infância, desde que perdi meu pai comecei a sentir uma saudade absurda dos meus tempos de menina. Algumas coisas têm o poder de catalisar essas memórias, como essa música e creme de confeiteiro! É indescritível como eu viajo 25 anos no tempo quando dou uma lambida na colher de pau antes de colocar tudo na pia para lavar. Não parece que eu sou a "mulher-feita" que preparou seu crème pâtissière usando pasta de baunilha, mas sim a pirralha que rondava a cozinha e metia a colher no creme que esfriava em cima da mesa e saía de fininho com medo de levar bronca da mãe...
Fiz esta receita começando pelo creme que me trouxe todas essas lembranças, e a combinação toda funciona muito bem, as maçãs, o crumble com cardamomo. Acredito que com bananas pode ficar muito bom, a saber. A receita tirei de uma revista Cláudia, daquele suplemento que vem junto, e eu não lembro o nome porque só recortei e joguei fora :S

creme de confeiteiro:
2 xícaras leite
½ xícara açúcar
2 ½ colheres (sopa) farinha de trigo
pitada de sal
2 gemas
1 colher (chá) baunilha (usei pasta)

crumble:
¾ xícara farinha de trigo
1/3 xícara açúcar
1/3 xícara manteiga, gelada
½ colher (chá) cardamomo em pó

2 maçãs Gala pequenas, sem sementes, com casca, cortadas em fatias finas


Comece pelo creme de confeiteiro. Numa panela leve para aquecer o leite, até levantar fervura. Numa tigela misture o açúcar, farinha e sal. Quando o leite aquecer, despeje aos poucos sobre a tigela com o açúcar, e misture bem, até ficar diluído. Volte tudo para a panela e adicione as gemas - se preferir, passe-as pela peneira antes de colocar na panela - mexa constantemente, sem deixar ferver, por dez minutos, ou até o creme engrossar. Desligue, coloque numa tigela para esfriar. Se não quiser que forme a película por cima, cubra com filme plástico grudadinho no creme.
Para fazer o crumble, misture todos os ingredientes, usando as pontas dos dedos - ou um garfo - até formar uma farofa úmida.
Distribua o creme em potinhos que possam ir ao forno. Mergulhe as fatias de maçãs, deixando o lado da casca para cima. Por fim, coloque a farofinha. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 20min, ou até dourar a farofa. Sirva morno.