quinta-feira, 16 de junho de 2011

torta brûlée de tangerina


Eu sou aquela pessoa que vive fazendo listas e pedurando na geladeira! Listas de compras, lista de tarefas... e nem é porque sou organizada ou metódica ou as duas coisas juntas, é porque minha memória é péssima mesmo! E claro que há também a lista de receitas que quero fazer, testar, experimentar, etc. Quando eu fiz estas tortinhas decidi que incluiria mais tortas na minha lista de receitas, pelo menos uma por mês, talvez, quem sabe.
Mas antes dessa resolução, já fiquei de olho grande nessa torta, e cismei que tinha que ser de tangerina, nenhuma outra fruta cítrica poderia substituir. Então, fiquei a esperar pacientemente a época das tangerinas aparecerem nas barracas da feira. Valeu a pena a espera! Curd de tangerina não fica tão azedinha quanto de limão ou maracujá, mesmo assim fica bem saborosa. A receita peguei aqui.
Ah, um problema que eu tenho com tortas é que depois de algumas horas a massa já fica molenga, perde a crocância. Isso não aconteceu com esta massa, mesmo no dia seguinte, guardada na geladeira, a massa ainda se conservava crocante. Foi a primeira vez que fiz, mas acho que vale experimentar, quem sabe esta receita resolveu meu problema com tortas...

massa:
200g farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
125g manteiga, gelada
125ml leite gelado
1 colher (chá) vinagre de vinho branco (usei de maçã)

recheio:
125ml suco de tangerina
raspas de 1 tangerina
suco de ½ limão tahiti
100g açúcar
80g manteiga sem sal
2 ovos + 2 gemas
1/3 xícara açúcar - para queimar


Comece pela massa. Na tigela do processador peneire a farinha, fermento e sal, acrescente a manteiga cortada em pedacinhos e pulse até formar uma farofinha. À parte misture o leite com o vinagre e adicione à farofinha, mantendo o processador ligado, até formar uma massa homogênea. Evite processar muito a massa, assim ficará mais crocante. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 20min. Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte com manteiga uma forma redonda de 23cm*. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, com 0,5cm de espessura. Forre a forma com a massa, coloque uma folha de papel alumínio sobre a massa, e por cima espalhe feijões crus - isso fará peso sobre a massa e não vai deixá-la estufar enquanto assa. Leve ao forno por 15-20min, ou até ficar levemente dourada. Retire o papel e os feijões, deixe esfriar enquanto prepara a curd de tangerina.
Numa panelinha coloque o suco de tangerina e de limão, as raspas, açúcar a manteiga. Leve ao fogo baixo, somente até a manteiga derreter e o açúcar dissolver. Numa tigela média, coloque os ovos + gemas e misture com um garfo. Quando a mistura aquecer, despeje lentamente sobre os ovos, sem parar de mexer. Coloque tudo de volta na panela, mantendo em fogo baixo e mexendo sempre, até engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau. Coloque a curd imediatamente sobre a massa pré-assada, passando por uma peneira para descartar as raspas. Alise com uma espátula para uniformizar o recheio e retorne ao forno por mais 5min, ou até o recheio ficar firme no topo - sinta com o dedo no centro da forma, se o dedo não grudar está pronto. Deixe esfriar, espalhe o açúcar por cima e queime com um maçarico (também pode usar o grill do forno), espere esfriar um pouquinho e sirva.
* fiz 2/3 da receita da massa e coloquei numa forma redonda de 20cm, já o recheio fiz exatamente a receita acima e foi a quantidade correta para rechear a torta.

17 comentários:

  1. Que divina essa torta! A tangerina deve dar um sabor todo especial! Adoro!
    Ah....eu tbm sou mega esquecida e tenho que anotar tudo!!kkkk
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  2. Tati

    Uia!!!! Preciso de um babador pra comentar! AMO tangerina, vixe, essa torta deve ter ficado um show!

    beijos, arrasou!

    ResponderExcluir
  3. Deve ter ficado maravilhosa Tati! Eu amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delícia!!!
    Já copiei a massa, pois o marido não gosta de frutas citricas, eu amoooooo, qualquer hora vou reduzir a receita e fazer só p/ mim!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. deve ter ficado maravilhosa..adoro tudo com tangerina..para mim ..essa epoca do ano é tudo!!!..as mexericas ou tangerinas estão lindas né?e sua receita tá demais..amei..bjus

    ResponderExcluir
  6. Tati, querida,

    Estas tortinhas devem ser muito saborosas! Caramba, creme brûlée de tangerina numa crosta de torta, deve ficar uma tremenda tentação! rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. achei chique de tudo.
    mas esta torta eu não posso... :(
    tangerina me desencadeia a maior dor de cabeça de todas, faz anos que não como uma.

    buhuu.

    ResponderExcluir
  8. TATI!!! Tenho um selinho pra vc lá no meu blog! Passa lá pra pegar! O Comida de Quinta merece! Bj!

    http://amenidadesdekelly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Qria um pedaço dessa torta agora =D
    Receita anotada...

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  10. Tati, eu trouxe um mundo de tangerinas da chácara do meu pai, mas acabou virando tudo suco! E sobre a massa da torta, vou postar uma que fiz que ficou assim, parecida com a sua. Super crocante!

    Ah, e claro que amei o brulee!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Aeeeee, se rendeu às tortas! hahaha

    Ficou linda linda, Tati! E deve ter um sabor incrivel, feita com tangerina! Fiquei curioso pra provar!

    bjo pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Tati,
    Adorei a torta, e achei o recheio diferente e interessante.
    Novidades, que eu adoro e gosto de levar para a minha cozinha também.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Hehehe, eu também faço lista de tudo, justo por ter péssima memoria! Acredita que coloco o despertador no celular até para lembrar-me de tomar água? E' isso ai' amiga, sofro de déficit de atenção e olha que ja' foi pior!

    Babei nessa torta, simplesmente perfeita!
    Tenha uma bela semana
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  14. Ficou linda, hein? Adorei a cor, Tati! Eu também tenho tentado fazer mais tortas, senão fico só nos bolos. Adorei a idéia de fazer curd de tangerina.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Menina, como que eu cheguei só agora ao seu blog? Adorei tudo que vi até agora e quero me aprofundar mais na pesquisa!! rsrs beijos e parabéns, já estou te seguindo!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei passar por aqui e conhecer o blog. Tem coisas muito legais e ótimas receitas. Estou seguindo! Fica o convite para visitar o meu!
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    Um abraço
    João Mario

    ResponderExcluir
  17. Que linda tarte. Que maravilha de apresentação. Parabens!
    Abraço
    Atitude Zen Receitas
    http://www.atitudezen.com/

    ResponderExcluir