Fazia tempo que queria comer um bolo de maracujá, o último que fiz foi há tanto tempo, lembro que ficou bom, mas as sementes foram trituradas e incorporadas à massa, e foi inevitável ficar com um gostinho amargo no bolo. Nas últimas semanas o desejo por bolo de maracujá era despertado cada vez que passava pela fruta na feira. E se ao contrário das castanhas, que posso comprar e decidir depois o que fazer, com frutas é o exato oposto: planejo a receita e compro somente a quantidade necessária para evitar desperdícios. O resultado é este, bolinho simples, bem perfumado e de curta duração na minha casa. Receita desse livro.
bolo:
1½ xícara (210g) farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
¾ xícara (170g) manteiga, temperatura ambiente
1 xícara (200g) açúcar
raspas de 2 laranjas
3 ovos grandes
1 colher (chá) extrato de baunilha
calda:
½ xícara (125ml) polpa de maracujá - cerca de 3 maracujás médios
1/3 xícara (65g) açúcar
Comece pela forma do bolo. Use uma forma de bolo inglês de 23cm, unte as laterais e polvilhe farinha de trigo, retire o excesso; no fundo da forma, unte e forre com papel manteiga. Numa tigela misture a farinha, fermento e sal, reserve. Na batedeira coloque a manteiga, açúcar e raspas de laranja. Bata até ficar um creme claro e fofo, cerca de 3-5min. Numa outra tigela, coloque os ovos + baunilha e bata ligeiramente. Despeje aos poucos a mistura de ovos na bateira e bata até ficar bem misturado. Desligue a batedeira e coloque, aos poucos, a mistura de farinha até ficar incorporado. Não mexa demais. Leve ao forno pré-aquecido a 175ºC e asse por 1h, ou até dourar e um palito sair seco. Deixe esfriar.
Enquanto o bolo esfria, passe a polpa do maracujá pela peneira, descarte as sementes. Misture 125ml da polpa do maracujá com o açúcar, mexa ligeiramente, não deixe o açúcar dissolver. Quando o bolo estiver uns 15min fora do forno, desenforme e retire o papel manteiga do fundo. Coloque sobre o prato de servir, e usando um palito de madeira fure todo o topo do bolo - a receita prescreve 50 furadas, mas eu não contei. Despeje às colheradas metade da calda sobre o bolo. Vire por todos os lados, e vá colocando o restante da calda, alisando com as costas da colher, para espalhar bem. Guarde o bolo frouxamente embrulhado em filme plástico.