3.3.11

coffee cake com cobertura crocante de amêndoas e geléia


Semana passada estava muito irritada com adiamento, espera do técnico que viria consertar o sinal da televisão, e decidi fazer um bolinho para tornar a espera menos penosa. O tiro saiu pela culatra, a espera foi penosa, por outro motivo, pois assim que tirei o bolo do forno, salivando de vontade, tocou o interfone. O reparo demorou para ser realizado, e eu só esperando  pra ficar sozinha e comer o bolo. Deveria ter oferecido um pedaço aos técnicos, mas não, eles me "deram bolo" no dia anterior adiando o reparo e não mereciam!
Depois de uma pequena confissão do meu lado vingativo - não me orgulho disso - devo dizer com alegria que este bolo é maravilhoso, sem exageros. É feito com fermento biológico, bem fácil de fazer, os tempos de fermentação da receita realmente funcionam (especialmente num dia de calor). Ficou com uma textura de bolo e um sabor de pão, pouco doce para compensar a cobertura de geléia. Enfim, façam este bolo! A receita é do sempre certeiro Baking Unplugged.

bolo: 
1 ½ xícara farinha de trigo
7g fermento biológico seco
½ xícara água morna
2 gemas grandes
¼ xícara açúcar
¼ xícara manteiga, derretida
¼ colher (chá) sal

cobertura: 
½ xícara farinha de trigo
¼ xícara açúcar mascavo, aperte na xícara para medir
2 colheres (sopa) amêndoas lascadas
pitadinha de sal
3 colheres (sopa) manteiga, amolecida
¼ xícara geléia - usei de frutas vermelhas



Comece pelo bolo. Unte com manteiga uma forma quadrada de 23cm*. Numa tigela média, misture ½ xícara de farinha de trigo com o fermento, adicione a água e mexa bem. Cubra e deixe num lugar morno por 20min. Enquanto isso, numa tigela pequena misture as gemas, açúcar, manteiga e sal. Adicione a mistura de gemas na esponja, mexa bem para não ficar nenhum gruminho. Então coloque a farinha restante, e mexa vigorosamente, a massa ficará bem pegajosa. Deixe descansar por 10min. Numa superfície enfarinhada, despeje a massa, e usando uma espátula raspadora, vá virando a massa por cima dela mesma, adicionando aos poucos mais 3 colheres (sopa) de farinha de trigo - eu coloquei apenas duas colheres. Sove a massa com a espátula por cerca de 4-5min. Coloque a massa na forma preparada, e espalhe bem a massa até as beiradas, use uma colher, se ainda estiver grudenta. Cubra a forma e deixe novamente num local morno por 1hora, ou até a massa crescer e atingir metade da forma. 
Enquanto a massa fermenta, prepare a cobertura. Numa tigela pequena coloque a farinha, açúcar mascavo, amêndoas e sal, misture bem. Adicione a manteiga cortada em pedacinhos, e usando as pontas dos dedos, misture tudo até ficar uma farofa úmida. 
Sobre a massa já crescida, coloque a geléia, espalhando com uma colher de chá, fazendo pontinhos sobre a massa. Por cima, espalhe delicadamente a farofinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 22-25min, ou até a cobertura dourar e um palito sair seco quando inserido no centro da forma. Deixe esfriar antes de desenformar. Sirva morno.
*coloquei numa forma quadrada de 20cm e deu tudo certo.