Trouxe para casa, toda feliz, um saco de pêssegos bem bonitos. Foi decepção à primeira mordida: completamente azedos! O jeito foi procurar uma receita boa para utilizá-los. Queria crumble, mas nenhuma me parecia interessante, ou não havia todos os ingredientes em casa. O jeito foi partir para o cobbler, e utilizar o restinho de framboesas congeladas que havia. Na receita original vai mirtilos. Ficou muito bom, pena que só rendeu dois potinhos e acabou num segundo! Receita deste livro.
5 xícaras pêssegos picados, cerca de 5 grandes
2 xícaras framboesas
1/3 xícara açúcar
2 colheres (sopa) amido de milho
1/8 colher (chá) sal
1/8 colher (chá) canela em pó
1/8 colher (chá) noz-moscada ralada na hora
cobertura:
1 xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) + 1 ½ colher (chá) açúcar
1 ¼ colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
¼ xícara manteiga gelada
½ xícara leite
¼ colher (chá) extrato de baunilha
açúcar para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com mateiga um refratário quadrado de 23cm. Coloque os pêssegos, framboesas, açúcar, amido de milho, sal, canela e noz-moscada, misture bem. Leve ao forno por 20 minutos. Enquanto isso prepare a cobertura. Numa tigela grande, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Usando um garfo, adicione a manteiga e amasse até que a manteiga fique picadinha. Aos poucos adicione o leite e a baunilha, mexendo com o garfo até formar uma massa.
Depois dos 20min no forno, retire o refratário com as frutas, espalhe a cobertura. Por cima salpique o açúcar e retorne ao forno por mais 25-30min, ou até a cobertura ficar dourada e a mistura de fruta borbulhar. Sirva morno.
rendimento: 8 porções, fiz cerca de ¼ da receita acima e rendeu duas tigelinhas com capacidade para 1 xícara.