10.2.11

almôndegas de atum



Dias atrás procurava nos meus livros uma receita com vôngole (peguei trauma, nunca mais jogo os bichinhos vivos na panela quente), não encontrei mas fiquei com o olho grande nestas almôndegas. Dias depois, no mercado, me deparo com o atum baratinho - não sei qual é o parentesco com o "real" atum, pois se trata de um peixe que pesa cerca de1kg. Perfeito para as almôndegas, que ficam bem diferentes e saborosas - não imaginava que atum combina tão bem com canela! Fiz algumas substituições com o que tinha disponível em casa, a receita é do livro A Itália de Jamie, que ganhei no sorteio da Stefânia - demorou mas eu postei!

almôndegas de atum:
400g atum
50g pinolis (não tinha, usei amêndoas picadas)
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) orégano seco
punhado de salsinha picada
100g migalhas de pão amanhecido (usei pão de forma)
50g parmesão ralado na hora
2 ovos
raspas e suco de 1 limão siciliano (usei o tahiti)
sal, pimenta-do-reino a gosto

molho de tomate:
1 cebola pequena, picadinha
4 dentes de alho, picadinhos
1 colher (chá) orégano seco
2 latas (400g cada) tomates pelados
sal, pimenta-do-reino a gosto
vinagre de vinho tinto (usei o balsâmico)

Para as almôndegas, corte o atum em cubinhos de 2,5cm. Numa frigideira grande coloque para aquecer um pouco de azeite, em seguida coloque o atum, canela e pinolis. Tempere suavemente com sal e pimenta, e deixe fritar até tudo ficar douradinho. Retire do fogo, despeje numa tigela grande e deixe esfriar por 5min. Coloque na tigela os demais ingredientes, e se achar necessário, acerte o sal. Amasse tudo com as mãos, até ficar uma massa homogênea e o atum triturado. Faça bolinhas, coloque num prato e leve à geladeira por 1hora.
Enquanto isso, prepare o molho. Refogue em azeite a cebola e alho, adicione o orégano, tomates, sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo brando por 15 min. Se preferir, passe o molho pelo liquidificador, eu apenas amassei os tomates com um garfo e deixei o molho mais pedaçudo. Coloque um pouquinho de vinagre, e acerte o sal.
Na mesma frigideira onde o atum foi frito, coloque um pouco mais de azeite, adicione as almôndegas, e dê sacudidas na panela até que todas dourem por inteiro.
Sirva as almôndegas sobre o molho, acompanhando alguma massa, eu usei linguine. Se preferir finalize o prato com salsinha picada por cima, achei que ficaria melhor com lascas de queijo pecorino.
Rendimento: 4 porções. Fiz meia receita, obtive 16 almôndegas.