terça-feira, 31 de agosto de 2010

amanteigados de pecãs


Por mais que eu seja fã de cookies enormes, cheios de gotas de chocolate e tudo mais... este é meu tipo de biscoitinho preferido: pequenino, crocante e desmancha na boca. Fiquei em dúvida se gostei mais da versão com amêndoas, ou destas com noz-pecã, acho que esta ficou ainda melhor. Ah, congelei uma parte da massa crua, e deixei em temperatura ambiente para descongelar, e ficaram igualmente crocantes depois de assado. Nunca tinha feito esse teste antes, deu super certo. Receita daqui.

1 xícara pecãs
¼ xícara açúcar
1 xícara menos 1 colher (sopa) farinha de trigo
¼ colher (chá) sal
pitada de canela (opcional)
8 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
1 colher (chá) extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, peneirado



No processador de alimentos, coloque as pecãs + 1 colher (sopa) açúcar e deixe o aparelho ligado até as pecãs ficarem finamente moídas. Retire do processador. Coloque a farinha, sal e canela, e pulse somente para combinar.  Coloque a manteiga, o açúcar restante e baunilha e processe por 30 segundos, ou até ficar bem combinado. Coloque as pecãs moídas à mistura e pulse rapidamente, somente até formar uma massa. Não deixe misturar por muito tempo, assim o biscoitinho ficará mais aerado e crocante. Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas (no máximo por 2 dias).
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Retire a massa da geladeira e faça bolinhas de aproximadamente 2 cm. Coloque as bolinhas na assadeira, não é necessário deixar muito espaço entre elas, pois elas não expandem muito. Asse por 12-15 min, ou até ficar levemente dourado e quase firme. Transfira para uma gradinha, para esfriar completamente. Antes de servir, passe os biscoitinhos pelo açúcar de confeiteiro.
rendimento: 32 biscoitinhos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

barrinhas de limão e amêndoa

Faz tempo que estava morrendo de vontade de comer barrinha de limão, aí me deparei com esta receita que leva amêndoas tostadas. Juntou a fome com a vontade de fazer e fui pra cozinha prepará-las. Estas barrinhas é para quem gosta de sabores bem azedinhos, daquele de fazer careta enquanto come, e não conseguir parar de comer! Receita daqui.

massa:
2 xícaras farinha de trigo
¾ xícara açúcar de confeiteiro
½ xícara amêndoas sem pele, levemente tostadas
½ colher (chá) sal
20 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos

cobertura:
4 ovos grandes
1 ¾ xícara açúcar
½ colher (chá) essência de amêndoas
½ xícara farinha de trigo
¾ xícara suco de limão siciliano
¼ xícara açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular de 20 x 30cm, cubra com papel manteiga (papel alumínio também serve), deixando cerca de 3cm do papel para fora da forma, formando alças, unte o papel.
No processador de alimentos, coloque a farinha, açúcar, amêndoas e sal, pulse até combinar, deixando pedaços de amêndoa. Adicione a manteiga e deixe o processador funcionando até formar uma massa homogênea. Pressione a massa na forma preparada, distribuindo uniformemente. Cubra com papel alumínio e coloque feijões crus, a fim de fazer peso sobre a massa. Leve ao forno por 25-30min, com cuidado, retire o papel com os feijões e deixe assar por mais 10-15min, ou até a massa dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura, numa tigela média misture os ovos e o açúcar até ficar cremoso, adicione a essência de amêndoas e a farinha, misture novamente. Adicione então o suco de limão e mexa somente para incorporar. Coloque esta mistura líquida sobre a massa já fria, e leve ao forno novamente, desta vez pré-aquecido a 160ºC, por 30min, ou até a cobertura ficar firme e dourada. Deixe esfriar completamente antes de desenformar, levantando cuidadosamente as alças de papel. Corte as barras e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
As barrinhas duram por 2 dias em temperatura ambiente, e por até 5 dias na geladeira, embrulhadas em filme plástico.
rendimento: 12 barrinhas grandes, fiz meia receita numa forma quadrada de 20cm e obtive 9 barrinhas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

brownies mais doces


Uma coisa eu percebi: meu paladar se tornou mais sensível aos sabores muito doces. Quem provou estes brownies disse que estavam no ponto de "doçura", enquanto o outro era meio sem açúcar. Já a minha opinião foi exatamente o contrário: estes são um tanto doces demais, mas já sabemos que paladar é algo puramente subjetivo. E posso dizer que eu gostei mesmo foi da consistência destes brownies, são bem úmidos, além da praticidade, pois leva cacau em pó no lugar no chocolate. Receita daqui.

200g manteiga
2 xícaras açúcar
4 ovos grandes, temperatura ambiente
½ colher (chá) extrato de baunilha
½ colher (chá) sal
¾ xícara cacau em pó
2/3 xícara farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio e unte novamente. Derreta a manteiga. Numa tigela grande coloque a manteiga, misture o açúcar e mexa bem, cerca de 1min. Misture os ovos, baunilha e o sal, mexendo vigorosamente, por mais 1min. Coloque a farinha e o cacau em pó, e misture somente até incorporar, não mexa demais. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 35-40min, ou até que um palito inserido no centro da forma saia meio seco, mas com algumas migalhas grudadas. Desligue o forno e deixe esfriar na forma, antes de desenformar. Rende 16 pedaços.
Na receita é sugerida uma cobertura de ganache, preferi não colocar, mas fica a dica.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

cobbler de morango


Eu cismei que o nome desta sobremesa é clubber, e acho que nada vai mudar isso. Bom, cobbler é tradicional no Reino Unido e EUA, no entanto, na terra da rainha é salgado, e nos EUA é uma sobremesa, geralmente feita com um purê de frutas e coberto com uma massa de biscoito. Escolhi de morango porque deixei a preguiça de lado para andar três quarteirões com a sacola cheia e agora vou à feira quinzenalmente, e assim compro um monte de morangos bem baratinhos. E também porque desde que provei o crumble de morangos da Pat, descobri que morangos assados são deliciosos. Receita daqui.

1 ½ xícara açúcar
2 colheres (sopa) amido de milho
2 colheres (sopa) água
1 ½ colher (sopa) suco de limão
6 xícaras morangos, lavados, sem o cabinho e cortados ao meio (aprox. 3 bandejinhas)

Numa panela coloque o açúcar, amido, água e limão. Por último coloque os morangos, mexa bem e cozinhe em fogo médio, até engrossar um pouco. Retire do fogo e coloque a manteiga. Despeje num refratário grande untado, ou faça em porções individuais.

cobertura:
1 ½ xícara farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
2 colheres (sopa) açúcar granulado
5 colheres (sopa) manteiga
½ xícara leite frio

Peneire a farinha, fermento, sal e açúcar. Coloque a manteiga e misture tudo com as pontas dos dedos. Usando um garfo, gentilmente misture o leite, até a massa ficar homogênea e se desprender fa tigela. Coloque colheradas da massa sobre os morangos e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.
Fiz meia receita e coloquei em três tigelas com capacidade para 1 xícara. Se fizer porções individuais não coloque morangos demais nas tigelas, pois pode derramar no forno :(

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

brigadeiro de chocolate branco com limão siciliano


Não posso dizer que sou louca por brigadeiros, ou que uma panela de brigadeiro de colher é comfort food. Ao contrário, faz muito tempo que brigadeiro deixou de ser meu doce preferido, nas festinhas de criança se há cajuzinho de amendoim é com ele que eu fico. Mas aí eu tive vontade de fazer estes docinhos, enquanto mexia o doce na panela me dei conta que a última vez que preparei brigadeiros foi o ano passado e era encomenda. Bom, já tinha visto algumas receitas do docinho que misturavam chocolate branco com limão siciliano, é uma combinação realmente deliciosa. Testei outros ingredientes para enrolar, e não deram muito certo; usar açúcar aromatizado com a raspa do limão foi a melhor adaptação, pois além do sabor, fica úmido.
Ah, o blog entrará num breve recesso, dia 19 eu voltarei - isso é uma promessa e uma ameaça! rs.

brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) manteiga
70g chocolate branco, picado
2 colheres (sopa) suco de limão siciliano

para enrolar:
¼ xícara açúcar
1 colher (chá) raspas de limão

Para o brigadeiro, coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexa de vez em quando até o chocolate e a manteiga derreterem. Quando começar a ferver, deixe em fogo brando e mexa sempre, até a mistura engrossar e se desprender do fundo da panela - pode demorar mais tempo para dar o ponto. Coloque num prato untado e deixe esfriar completamente, de um dia para o outro.
Para enrolar, misture o açúcar e as raspas e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar bem aromático. Faça bolinhas com a massa, passe pelo açúcar e coloque em forminhas.
rendimento: cerca de 50 brigadeiros pequenos.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

muffin preto-branco


Fiz uma vez estes muffins, achei bem saboroso e seria uma boa receita para compartilhar no blog, só que ficou muito feio, coloquei numas forminhas quadradas de muffin, e o resultado estético não foi dos melhores. Já que ficou gostoso, nada melhor que fazer de novo, nas forminhas que nunca dão errado, aí deixei tempo demais no forno. Apesar de tudo, os muffins são muito bons! Receita daqui com fotos mais bonitas.

2 ovos
6 colheres (sopa) leite
125g manteiga derretida e fria
125g açúcar
1 colher (sopa) açúcar baunilhado
1 colher (sopa) amaretto
250g farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
camada de chocolate:
50g chocolate meio-amargo, derretido
2 colheres (sopa) leite
2 colheres (sopa) açúcar

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Bata os ovos até ficar fofo e adicione o leite, manteiga, açúcar, açúcar baunilhado e amaretto. Numa tigela misture a farinha, fermento e sal, e incorpore à mistura líquida, sem bater muito. Numa outra tigela, reserve 1/3 da massa e misture o chocolate derretido já previamente misturado com o leite + açúcar. Coloque ½ colher (sopa) da massa branca nas forminhas, coloque por cima ½ colher da massa de chocolate, e novamente cubra com a massa branca. Leve ao forno por 15-20 min, faça o teste do palito.
rendimento: 12 muffins.