30.11.10

torta de chocolate e amendoim caramelado


Percebi que passei o mês inteiro sem postar nenhuma receita com chocolate. Não pode! Como vou manter minha fama de chocólatra desse jeito? Verdade que não tenho feito muita coisa com chocolate e meu jeito de comer mudou nos últimos meses. Essa torta fiz há um tempão, era para ser sobremesa de um almoço em família, o almoço não rolou, mas as lombrigas ficaram atiçadas demais com a torta, o jeito foi fazê-la. Devo dizer que as fotos não fazem jus à qualidade da torta. Receita daqui.

massa:
1 ½ xícara farinha de trigo
½  xícara açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) sal
115g manteiga, bem gelada e cortada em pedacinhos
1 gema grande

recheio de caramelo:
½ xícara creme de leite
½ açúcar, peneirado
1 colher (sopa) glucose de milho (karo)
2 colheres (sopa) manteiga com sal, cortada em pedaços, temp. ambiente
pitada de sal, caso usar a manteiga sem sal
¾ xícara amendoim torrado, sem casca 

ganache:
225g chocolate meio-amargo, picadinho
1 xícara + 2 colheres (sopa) creme de leite
4 colheres (sopa) manteiga sem sal


No processador de alimentos coloque a farinha, açúcar e sal, pulse algumas vezes para misturar tudo. Coloque os pedacinhos de manteiga e processe até virar uma farofa grossa. Desmanche a gema, e coloque-a aos pouquinhos no processador ligado, até formar uma massa. Retire do processador e amasse um pouco para ficar mais homogênea. Pressione a massa numa forma redonda de 22cm (usei de 24cm) até cobrir tudo, e leve ao freezer por 30min antes de assar em forno pré-aquecido a 180ºC, coberta com papel alumínio. Se você deixar a massa no freezer, não é necessário colocar pesinhos sobre o papel alumínio. Asse por cerca de 25min, retire o alumínio, e deixe no forno por mais 8min, ou até dourar. Coloque numa gradinha para esfriar, e só empregue o recheio depois de esfriar completamente.
Para fazer o caramelo, leve o creme de leite para ferver. Enquanto isso, numa panelinha coloque 3 colheres (sopa) de açúcar e leve ao fogo médio até o açúcar derreter. Quando derreter, mexa com uma colher de pau e coloque mais 3 colheres (sopa) do açúcar, deixe derreter novamente, então adicione as 2 colheres restantes, neste ponto, o açúcar já estará quase com a cor de caramelo. Acrescente a glucose de milho, e deixe ferver até adquirir a coloração dourada de caramelo. Com cuidado,  adicione a manteiga e sal (se usar), neste ponto, vai borbulhar bastante, é normal, e mexa bem. Em seguida adicione o creme de leite aquecido e abaixe o fogo, deixando o caramelo ferver por cerca de 2min. Deixe o caramelo esfriar enquanto prepara a ganache.
Coloque o creme de leite para aquecer, enquanto o chocolate derrete (eu faço no microondas). Despeje metade do creme de leite sobre o chocolate derretido e mexa cuidadosamente para combinar, fazendo movimentos circulares. Coloque o restante do creme de leite, fazendo o mesmo movimento, por último acrescente a manteiga, picada em pedaços, colocando um pedaço por vez. Não mexa demais a ganache, somente o necessário para combinar os ingredientes, assim ficará mais cremosa e macia. Cubra a ganache com filme plástico e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente.
Misture o amendoim ao caramelo (se o caramelo estiver muito frio, aqueça rapidamente, pois será mais fácil misturar), então despeje sobre a massa já fria, cobrindo toda a superfície. Coloque na geladeira por 15min, para firmar o caramelo. Do mesmo modo, se a ganache estiver mais espessa, aqueça um pouco e coloque sobre a torta, nivelando bem. Deixe na geladeira por 30min, e sirva a temperatura ambiente.