19.8.10

cobbler de morango


Eu cismei que o nome desta sobremesa é clubber, e acho que nada vai mudar isso. Bom, cobbler é tradicional no Reino Unido e EUA, no entanto, na terra da rainha é salgado, e nos EUA é uma sobremesa, geralmente feita com um purê de frutas e coberto com uma massa de biscoito. Escolhi de morango porque deixei a preguiça de lado para andar três quarteirões com a sacola cheia e agora vou à feira quinzenalmente, e assim compro um monte de morangos bem baratinhos. E também porque desde que provei o crumble de morangos da Pat, descobri que morangos assados são deliciosos. Receita daqui.

1 ½ xícara açúcar
2 colheres (sopa) amido de milho
2 colheres (sopa) água
1 ½ colher (sopa) suco de limão
6 xícaras morangos, lavados, sem o cabinho e cortados ao meio (aprox. 3 bandejinhas)

Numa panela coloque o açúcar, amido, água e limão. Por último coloque os morangos, mexa bem e cozinhe em fogo médio, até engrossar um pouco. Retire do fogo e coloque a manteiga. Despeje num refratário grande untado, ou faça em porções individuais.

cobertura:
1 ½ xícara farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
2 colheres (sopa) açúcar granulado
5 colheres (sopa) manteiga
½ xícara leite frio

Peneire a farinha, fermento, sal e açúcar. Coloque a manteiga e misture tudo com as pontas dos dedos. Usando um garfo, gentilmente misture o leite, até a massa ficar homogênea e se desprender fa tigela. Coloque colheradas da massa sobre os morangos e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.
Fiz meia receita e coloquei em três tigelas com capacidade para 1 xícara. Se fizer porções individuais não coloque morangos demais nas tigelas, pois pode derramar no forno :(