4.5.10

torta de limão


Outro dia estava assistindo meio desantenta o Dexter  e uma personagem moribunda dizia que passou a vida toda buscando pela torta de limão perfeita. Definitivamente este não é o meu sentido para a vida, mas na hora pensei que há tempos não faço torta de limão. Não queria aquela "key lime pie" em que o recheio é assado e vai gemas, então procurei uma receita que o recheio não precisasse de cozimento, encontrei esta no site da Nestlé, a massa é de uma torta de morangos, do meu caderninho.

massa:
250g farinha de trigo
150g manteiga sem sal, gelada
3 colheres (sopa) açúcar
1 gema

recheio:
1 lata de leite condensado
6 colheres (sopa) suco de limão
1/2 lata creme de leite
 1 colher (sopa) raspas de limão

cobertura:
3 claras
6 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro, peneirado
1/2 colher (chá) cremor de tártato

Comece pela massa, colocando no processador de alimentos a farinha, manteiga e o açúcar, e deixe pulsar, coloque a gema e ligue até formar a massa formar uma bola. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30min. Forre uma forma com a massa e faça furinhos com um garfo (coloquei em 4 forminhas redondas de 10cm, também cabe numa forma redonda de 25cm). Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, até dourar. Se a massa levantar bolhas passe as costas de uma colhe para achatar. Deixe esfriar e reserve.
Para o recheio, bata o leite condensado com o suco de limão, até adquirir a consistência de um creme, acrescente o creme de leite e as raspas. Coloque o recheio sobre a massa.
Para fazer a cobertura, bata as claras em neve, coloque o cremor de tártaro, aos poucos coloque o açúcar de confeiteiro e bata até ficar bem firme. Por cima do recheio de limão, coloque o merengue, e leve para assar. Na minha torta ficaram suspiros bem pequenos, por isso usei o grill do forno, mas se a torta tiver uma camada de merengue mais espessa, deixe assar por 10min em forno a 200ºC, ou até dourar. Leve para gelar.