6.5.10

bolo "fantasia" de chocolate


Esta receita é do meu primeiro bolo, aprendi a fazê-lo por volta dos 12, 13 anos. Minha mãe ficava por perto, me falando todos os detalhes que hoje estão de tal forma internalizados que faço sem pensar; ela suplicava para que eu mantivesse a cozinha minimamente limpa e organizada, coisa que só aprendi a fazer na minha minúscula cozinha (claro que o processo de aprendizagem incluía limpar tudo, inclusive a massa de bolo respingada no azulejo, que horror!). Durante um tempo tinha medo do forno, é meio bobo falar isso hoje, mas eu quase jogava a forma lá no forno quente e minha mãe que cuidava de esperar assar, porque morria de medo da possibilidade de me queimar ao fazer o teste do palito - medo esse que faz com que raramente me queime. Desta vez fiz tudo como mandava a receita, contive o hábito recém adquirido de usar cacau e recorri ao tradicional chocolate em pó... e ficou diferente daquele bolo que me lembrava, ficou gostoso, mais fofinho que na época, sem bordas queimadas - resultado dos anos de prática - mesmo sabendo que já adquiri várias "horas de cozinha" desde a adolescência, acho que ingenuamente esperava encontrar o mesmo bolo, e fiquei surpresa - e inexplicavelmente desapontada - por encontrar um bolo melhor . O nome do bolo tem esse "fantasia" no meio, sinceramente não sei o motivo, mas fica do jeito que está...

1 xícara manteiga
6 colheres (sopa) chocolate em pó
1 xícara açúcar
½ lata leite condensado
4 ovos
2 xícaras farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
½ xícara leite

Bata em creme a manteiga, açúcar, gemas. Combine a farinha, chocolate em pó e fermento. Adicione aos poucos esta mistura seca no creme de manteiga, alternando com o leite e o leite condensado. Por último e já com a batedeira desligada, misture delicadamente as claras em neve - batidas previamente. Coloque em forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Faça o teste do palito.
Fiz meia receita acima, e coloquei numa forma redonda de 20 cm.

Depois de frio, coloque uma calda por cima. Pode ser a calda de chocolate da sua preferência, a minha é esta:
120ml água
120ml leite
2 colheres (sopa) cacau em pó
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga

Coloque tudo numa panela, leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Coloque ainda quente sobre o bolo.