18.3.10

barrinhas de pecã


Esta foi minha primeira vez com pecãs, e quanto tempo perdido só porque não ia com a cara delas! Desde criança eu olhei, cismei que era ruim e não quis saber de experimentar, na infância tinha muitas dessas bobagens, mas depois de grande - modo de dizer porque continuo baixinha - continuar com estes preconceitos e ainda querer ser cozinheira amadora é um insulto à culinária. Essas barrinhas são difíceis de parar de comer, ficam um pouco doces, por causa do mel, mas fiquei com saudade quando acabaram. Aqui usei açúcar mascavo escuro, era o único que tinha na ocasião, com o açúcar claro as barrinhas ficam mais bonitinhas. Receita do Cookies, da Martha Stewart.

massa
1 xícara + 2 colheres (sopa) manteiga sem sal, temperatura ambiente
3/4 xícara açúcar mascavo claro - aperte bem na hora de medir
1/2 colher (chá) sal
3 xícaras farinha de trigo

cobertura
1/2 xícara manteiga sem sal
1/2 xícara açúcar mascavo claro - aperte bem na hora de medir
1/4 xícara + 2 colheres (sopa) mel
2 colheres (sopa) açúcar granulado
2 colheres (sopa) creme de leite
1/4 colher (chá) sal
2 xícaras pecãs
1/2 colher (chá)  extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Faça a massa colocando na batedeira a manteiga e o açúcar mascavo, batendo em velocidade média por 2min, ou até ficar claro e cremoso. Coloque o sal e a farinha, adicione uma xícara por vez, batendo até ficar fofo após cada adição. Continue batendo até a massa formar grandes farelos. Pressione a massa numa forma retangular (22,5cm x 32,5cm)* deixando 0,5cm de espessura, fure com um garfo e leve à geladeira por 20min, para firmar. Coloque no forno e asse até dourar (18-20min). Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Enquanto isso prepare a cobertura: numa panela coloque a manteiga, açúcar mascavo, mel, açúcar granulado e creme de leite, e leve ao fogo alto até abrir fervura, mexa sem parar até cobrir as costas de uma colher - cerca de 1 min. Retire a panela do fogo, acrescente o sal, pecãs e baunilha, mexa tudo. Coloque sobre a massa já fria. Leve ao forno (160ºC) até a cobertura começar a borbulhar (15-20min). Retire do forno, coloque novamente sobre a gradinha, até esfriar completamente. Passe uma faca nas laterais da forma, para a massa se desprender, vire sobre uma superfície, corte em pedaços. Guarde em pote hermético, em temperatura ambiente, por até uma semana.
*fiz meia receita e coloquei numa forma quadrada de 20cm.