quinta-feira, 24 de setembro de 2009

muffins de blueberry


Semana devagar na cozinha. Apenas queria matar a vontade de blueberries (ou mirtilos?), faz tempo que não comia, preparei metade da receita a seguir, rendeu 6 muffins, que combinaram bem com chá. Esta receita, de longe, não é a melhor que já preparei de Mrs. Lawson...
6 colheres (sopa) manteiga
1 1/3 xícara farinha de trigo
1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) fermento em pó
1/4 xícara de açúcar
pitada de sal
3/4 xícara + 2 colheres (sopa) de buttermilk OU
1/2 xícara iogurte natural e 7 colheres (sopa) leite desnatado
1 ovo grande
200g blueberries

Derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco. Misture todos os ingredientes secos numa tigela. Noutra tigela combine buttermilk, ovos, manteiga derretida. Usando uma colher de pau, combine as duas misturas, sem bater demais, não importa se ficar aqueles "gruminhos" na massa. Adicione as blueberries, e misture somente para incorporar. Coloque a massa em forminhas, leve ao forno sempre pré-aquecido. Asse por 20 min, ou até dourar.
rende 12 muffins

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

pão de forma e geléia de amoras


Certa vez meu irmão falou que minha casa parece "casa de vó", tem várias comidas caseiras. Por um lado achei que alguém deveria levar o "espírito de vó" adiante na família, mas por outro lado me entristeceu, pois não tenho mais avós para me preparem pães e geléias caseiras...
A receita do pão tirei daqui

300g de água
6g fermento biológico seco
500g da farinha de trigo para pães
12g de sal
18g de açúcar
25g leite desnatado
18g manteiga

Aqueça a água no microondas por 40seg. Separe 6 colheres (sopa) e misture ao fermento, deixe por 15 min. Meça todos os ingredientes, e misture tudo numa tigela. Logo a massa soltará das mãos e sove por 10 mim. Cubra com pano úmido e deixe descansar por 1h30. Polvilhe farinha na bancada e abra a massa, socando para tirar o ar, em formato de retângulo. Dobre a massa em três, como se fosse uma toalha, faça o mesmo do outro lado. Enrole como um rocambole. Coloque a massa numa forma para pão, daquelas com tampa, untada com manteiga, e deixe descansar mais um pouco, de 30 a 40 min, para crescer novamente. Leve ao forno pré-aquecido, em 230°C, por 50 min, aproximadamente.

Ganhei um montão de amoras, antes que elas estragassem esperando até que eu decidisse o quê fazer com elas, resolvi fazer geléia. Gosto de geléia de polpa de fruta (jam ou confiture). Para esta de amora, eu retirei todos os cabinhos (foram colhidas direto do pé), depois de lavadas, passei no liquidificador, com um pouquinho de água, bati bastante, até formar um purê, com as sementes todas trituradas. Depois de batido, peso na balança e coloco açúcar 1:2, uma medida de açúcar, para duas de fruta. Misturo tudo numa panela funda, pois espirra demais, e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar, ou até parar de pingar da espátula. Coloque em vidros esterilizados, deixe esfriar, e dura um tempão na geladeira.


bolo de chocolate branco


Sábado à noite, depois que deixei o sorvete de coco com minha mãe, percebi que não havia docinhos em casa. Queria algo fácil, rápido, que não fizesse sujeira, nem barulho, este bolo me impressionou pela facilidade - de fazer e de comer. O bolo fica super macio, é doce na medida. Todos gostaram, inclusive os felinos!
Daqui

185g manteiga picada
1 xícara de leite
1 1/2 xícara de açúcar
150g chocolate branco picado (usei Opereta)
2 xícaras farinha de trigo, peneirada
1 1/2 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) extrato de baunilha
2 ovos

Pré-aqueça o forno em 160ºC. Numa panelina coloque manteiga, leite, açúcar e chocolate e leve em fogo baixo, mexendo até a manteiga e o chocolate derreterem. Numa tigela grande, coloque a farinha, fermento, baunilha e ovos. Despeje a mistura de chocolate nesta tigela e misture com um fouet até ficar homogêneo. Coloque numa forma redonda de 22cm*, forrada com papel manteiga e leve ao forno por 50 min, ou até passar no teste do palito. Espere esfriar para desenformar, e coloque a cobertura.

Fiz uma cobertura que uso normalmente em bolos de cenoura, não tem muitas medidas. Dessa vez eu medi:
100ml água
100ml leite
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
2 colheres (sopa) cacau em pó
1 colher (sopa) manteiga

Coloque numa panelinha e leve tudo ao fogo, mexa de vez em quando, depois de uns 30 min vai engrossar, tire do fogo, bata por uns 3 min , e despeje sobre o bolo, fica uma cobertura mais cremosa, pela adição do leite.

*fiz metade desta receita, e coloquei numa forma redonda de 15cm.

sorvete de coco


Antes que eu pareça "sorvetólatra", explico que este sorvete fiz inteiramente para meus pais, o pote ficou lá na casa deles! Quando era criança tinha certas implicâncias com comidas, simplesmente não ia com a cara, no melhor estilo, "não comi e não gostei". Na época devotava uma profunda aversão por coco, e tudo o que era feito com ele. Demorei um bom tempo para me desfazer de todos meus preconceitos gastronômicos, não chegava perto de um sorvete de coco, e não sabia o que estava perdendo, mas ainda há tempo para recuperar o que passou.
200ml leite de coco
2 xícaras creme de leite fresco
3/4 xícara de açúcar
50g coco em flocos, adoçado

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Coloque numa tigela, cubra e leve à geladeira por algumas horas. Coloque a mistura na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

sorvete cookies and cream


Adoraria fazer este sorvete com Oreo, mas não sei porque não vende mais por aqui, a última vez que comi foi no ano passado, quando o marido trouxe de viagem, junto com um monte de kit kat, que encontrei hoje para vender aqui, tão caro... Tentando agora sair das divagações, o sorvete é delicioso, no entanto ainda tenho um pouco de dificuldade (leia: falta de atenção) com a custard, e ficou um pouco duro, pois não consegui bater por muito tempo. Nada que 5 minutos a mais fora no freezer não resolvesse.
Daqui.

1 xícara de leite integral
2 xícaras de creme de leite fresco
6 gemas
1/2 xícara açúcar
1 colher (sopa) baunilha
1 pacote de Negresco, picado

Misture o leite + creme de leite numa penela e leve ao fogo, aqueça até bolha se formarem nas bordas. Enquanto isso, na batedeira bata as gemas + açúcar, até formar um creme fofo e claro. Adicione a mistura de leite à gemada, mexendo com um fouet. Volte esta mistura à panela, e ao fogão e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar, sem deixar ferver. Passe por uma peneira fina, sobre uma tigela e acrescente a baunilha. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. Faça o sorvete conforme instruções do fabricante, quando estiver pronto, acrescente os pedacinhos de biscoito, misturando bem.

biscoitos quadriculados


Este biscoitinho tem um sabor bem simples, pois são poucos os ingredientes, o legal dele é o visual mesmo. Ótimo para brincar de massinha enquanto faz um pouco de "higiene mental".
Daqui.

200g manteiga sem sal
1/2 xícara açúcar
2 1/2 xícara farinha de trigo
1/4 colher (chá) sal
1 colher (chá) extrato de baunilha
1/4 colher (chá) extrato de limão, coloquei umas gotinhas de sumo de limão
3 colheres (sopa) cacau em pó
1 ovo
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo, por uns 2 min. Adicione os extratos de baunilha e limão, e o sal. Bata mais um pouco, em velocidade baixa, e adicione a farinha. Coloque a massa sobre uma superfície limpa, amasse com as mãos até ficar homogêo e desgrudar das mãos. Divida a massa pela metade - usei a balança - e polvilhe o cacau em pó sobre uma das metades. Amasse até incorporar completamente o cacau (aqui minha massa escura ficou muito quebradiça, então coloquei por minha conta alguns pedacinhos de manteiga e amassei junto). Coloque cada metade de massa entre dois pedaços de filme plástico, e usando um rolo, faça um quadrado de 18cm e 1cm de altura, então corte em nove tiras de 2cm cada. Não é tão fácil quanto parece... Agora pegue o ovo e misture uma colher de sopa de água, ele será usado para "colar" as tirinhas de massa. Sobre mais um pedaço de filme plástico, coloque as tiras de massa branca e escura, alternando as cores, a fim de dar o efeito quadriculado, faça três andares de massa, com três tira em cada nível. Serão duas toras de massa, uma com 5 pedaços de massa escura, e outra com mais 5 de massa branca. Embrulhe bem as toras de massa que se formará, e leve ao freezer por 15 min, ou na geladeira por 30 min. Com uma faca afiada, fatie as toras em 0,5 cm, disponha sobre assadeiras forradas com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 15 min. Deixe esfriar uns 2 min na assadeira, e então deixe esfriar completamente nas gradinhas. Guarde em pote hermético.
Rendimento: 50 biscoitinhos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

sorvete torta de limão


Queria muito sorvete de limão, e fiquei na dúvida entre este e uma receita do Lebovitz. Escolhi este pela variedade dos ingredientes, achei que ficaria mais saboroso, e não me enganei. Absolutamente delicioso, e o preferido absoluto de uma das gatas :)
Daqui.

curd de limão:
50g manteiga, temperatura ambiente
2 ovos, ligeiramente batidos
60ml suco de limão siciliano (2 limões)
raspas desses 2 limões
106g açúcar

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Retire do fogo e passe por uma peneira (para tirar pedaços de clara cozida) para uma tigela, tampe e leve à geladeira.

Enquanto esfria, faça o creme que consiste em:
106g açúcar
300ml creme de leite fresco
240ml leite integral
4 gemas

Misture creme de leite + leite integral e leve ao fogo até ferver. Delisgue o fogo e deixe esfriar. Enquanto esfria, misture as gemas e açúcar e bata até formar um creme claro, como gemada. Na tigela da gemada, verta a mistura de leite, aos poucos, mexendo bem. Volte para a panela, e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar, sem deixar ferver (como eu não fiz). Deixe esfriar um pouco. Misture este creme à curd, leve para gelar por algumas horas. Leve o creme à sorveteira, deixo aproxidamente 40 min batendo. Assim que estiver pronto, transfira para um pote próprio e acrescente 100g de biscoito maisena picadinho. Deixe gelar.

barrinhas de limão


Acontece sempre a mesma história: estou no mercado com minha habitual lista de compras, indispensável para minha memória-de-minhoca, quando vejo algo que não está na lista e logo surge a lembrança de uma receita que deixei de fazer por não ter o ingrediente. Como tenho memória-de-minhoca, claro que não lembro da quantidade, para não ter erro, levo um pouco a mais. Aconteceu na última semana com os limões sicilianos, que estavam o mesmo preço dos limões tahiti (!!). A idéia original era fazer sorvete, mas eu usei apenas 2, e sobraram mais 6. O que fazer? Queria estrear meu livro novo, e esta receita parecia perfeita, pois usaria os limões restantes, e tinha os outros ingredientes em casa. Ficaram muito parecidos com uma torta, colocarei menos açúcar no recheio da próxima vez, e ficam ótimos gelados.
Daqui.

massa:
1/2 xícara açúcar
1 1/4 xícara farinha
120g manteiga
1 colher sopa leite
recheio:
1 1/2 colher sopa amido de milho
2/3 xícara creme de leite
6 ovos
1 3/4 xícara açúcar
1 1/2 raspa de limão siciliano
3/4 xícara suco do limão

Comece pela base, misture todos os ingredientes e amasse até formar uma massa que desgrude das mãos. Forre uma forma 20x30 cm com papel manteiga e disponha a massa sobre ela, deixando nivelada. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Enquanto isso prepare o recheio:
Misture o amido de milho com duas colheres (sopa) do creme de leite, até formar uma pastinha. Feito isso, misture os demais ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexa até engrossar, aproximadamente 5 min. Despeje o creme sobre a massa já assada e leve ao forno até o recheio firmar, levou em torno de 40 min. Coloque a assadeira sobre uma gradinha e deixe esfriar bem, desenforme e corte em 24 pedaços.

cookie de aveia e passas


Aqui fiz 3/4 da receita, e misturei aveia flocos finos com aveia de flocos mais grossos, o motivo? Acabou a de flocos finos e completei com a outra. Também dividi a massa, e coloquei numa metade chocolate ao leite picadinho, o motivo? O marido não gosta de passas...

1 1/2 xícara farinha de trigo
1/2 colher (chá) bicarbonato
1/2 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) sal
1/2 colher (chá) canela em pó
75g manteiga, temperatura ambiente
135g açúcar refinado
108g açúcar mascavo
1 1/2 ovo grande (meu ovo tinha 63g, para a metade, bati ligeiramente, e acresci 30g da mistura)
1 colher (chá) baunilha
2 xícaras aveia
1/2 xícara uvas passas
1/2 xícara chocolate ao leite picado

Na batedeira coloque os açúcares, ovo, baunilha e manteiga, bata em velocidade baixa até formar um creme claro. À parte misture a farinha, bicarbonato, fermento, sal e canela. Coloque esta mistura no creme, mexendo com uma espátula, depois de incorporado, adicione a aveia, mexendo para misturar. Divida a massa em duas partes, coloque as passas numa, e o chocolate noutra. Pingue colheradas da massa (usei colher de sobremesa) numa assadeira forrada com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido, até dourar. Deixe esfriar em gradinhas.*
*Como ainda não comprei a minha gradinha, uso uma grelha do forno, e isso só dá certo com biscoitos com mais de 4 cm. Preciso de gradinhas.
Rendimento aproximado: 40 cookies