15.12.09

muffin de laranja e papoula

Desde que soube que a produção das sementes de papoula está proibida no país, fiquei muito mais parcimoniosa no uso das sementinhas, pois só tinha meio vidro. Eis que arrumando minha prateleira de temperos, descubro que seu prazo de validade está prestes a expirar, e para não perder o pouco que tenho, procurei alguma receita para usá-la, e gostei bastante destes muffins. A massa é bem saborosa, e mesmo sem a papoula, talvez fique bom com nozes moídas, pois acho as nozes bem parecidas com o sabor da papoula.

Update: Pelo que soube, a proibição é referente à produção da papoula (por causa do ópio), a importação está liberada, mas parece que há tanta burocracia que muitas empresas deixaram de importar. Procurando por aí, encontrei neste site papoula para vender, tudo bem que é um site de produtos para pássaros, diz que as sementes são esterelizadas, pelo menos tem no estoque.

150g manteiga, temperatura ambiente
200g açúcar
2 ovos
1 xícara iogurte integral
1/4 xícara suco de laranja
1 colher (sopa) raspas de laranja
335g farinha de trigo
2 colheres (sopa) papoula
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) sal

Misture manteiga + açúcar e bata até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Acrescente o iogurte, suco e raspas. Noutra tigela combine a farinha, papoula, bicarbonato e sal. Acrescente esta mistura seca à outra, e misture tudo, mas não bata demais, senão os muffins ficam duros. Coloque em forminhas e leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Para não variar, fiz meia receita acima, e rendeu 9 muffins.