23.7.09

esfiha


Gosto dessas esfihas bem pequenas (não aquelas minúsculas de festa infantil). Acho que deste tamanho os sabores do recheio e da massa se equilibram. Aqui usei um cortador de 10cm de diâmetro. A receita da massa peguei há muito tempo no programa da amiguinha Palmirinha.

350ml de água morna
125ml de óleo de milho
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
45g fermento biológico fresco (3 tabletes)
700g farinha de trigo (aproximadamente)

Misture o fermento e o açúcar e mexa até virar uma pasta, e adicione a água morna. Em outra tigela, misture a farinha, o sal e o óleo. Acrescente a água com o fermento. Amasse bem, não precisa sovar demais, só até a massa ficar macia. Deixe descansar um pouco. Abra a massa com um rolo, aproximadamente 1cm de espessura, levantando sempre a massa (não é necessário enfarinhar a superfície). Use um cortador redondo, coloque o recheio e feche, selando bem as pontas. Pincele com gema de ovo. Forno sempre pré-aquecido, coloque numa assadeira polvilhada com farinha.

Para o recheio, uso 700g de carne moída - sobra um pouquinho - e faço um refogado simples com cebola, alho, salsinha, uma pitada de canela em pó, etc. Deixe a carne secar bem na panela.
Consegui 50 esfihinhas, nada mal...